
A pesquisa Genial/Quaest para a eleição presidencial, divulgada nesta quinta-feira (21), mostra que apesar de ter ampliado a vantagem sobre seus adversários, o presidente Lula (PT) vai precisar dar uma atenção especial ao Estado do Rio. Segundo o levantamento, em território fluminense, o petista não conseguiria superar nenhum integrante da família Bolsonaro e aparece atrás de Jair, Michelle e Flávio. Contra Eduardo Bolsonaro, o petista empataria.
Segundo a pesquisa, Lula só venceria no Rio uma eventual disputa contra os governadores do Paraná, Ratinho Júnior (PSD); de Goiás, Ronaldo Caiado (União); do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB); e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Contra o governador de São Paulo, Tarcísio Motta (União), a disputa ficaria empatada.
Numa disputa contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível e cumprindo prisão domiciliar, Lula teria 38%, contra 42% de Bolsonaro. Os indecisos somam 2% e 18% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum dos dois.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também venceria Lula numa eventual disputa de segundo-turno no Estado do Rio. Ela teria 40% das intenções de voto, contra 38% do petista. Os indecisos somam 3%, enquanto 19% anulariam ou não votariam em nenhum dos dois.

Numa eventual disputa com o senador Eduardo Bolsonaro (PL), Lula teria 38% contra 39% do filho do ex-presidente. Entre os dois, 3% dos entrevistados disseram questão indecisos, enquanto 20% optariam por não votar em nenhum dos dois.

Já contra o deputado Eduardo Bolsonaro, a disputa terminaria empatada, com ambos tendo a preferência de 38% dos entrevistados. Os indecisos somam 3%, enquanto 21% dos eleitores ouvidos responderam que não votariam em nenhum dos dois.

Contra governadores, Lula só não superaria Tarcísio
A pesquisa também fez simulações de um eventual segundo turno entre Lula e os governadores de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul.
Lula aparece com 35% das intenções de voto, empatado com o governador de São Paulo, Tarcísio Motta. Neste cenário, os indecisos somam 5% e nulos ou brancos, 25%.

Com 36%, Lula superaria o governador do Paraná, Ratinho Júnior, que teria 32% da preferência dos entrevistados. Não sabem somam 4% e os brancos e nulos 28%.
Contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o petista teria os mesmos 36%, contra 30% do tucano. Entre os entrevistados, 4% falaram que estão indecisos, enquanto 30% afirmaram que não votariam em nenhum dos dois.
Numa eventual disputa com Romeu Zema, governador de Minas Gerais, Lula teria 37% contra 30% do adversário. Indecisos somam 4%, enquanto 29% não votariam em nenhum dos dois.
Ainda segundo o levantamento, Lula teria 36% contra 30% de Ronaldo Caiado, governador de Goiás. Entre os entrevistados, 4% afirmaram que ainda estão indecisos e 30% disseram que não votariam em nenhum dos dois.
A pesquisa foi realizada entre 13 e 17 de agosto, com 12.150 entrevistas presenciais em todo o país, incluindo amostra especial em oito estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Bahia e Pernambuco. A margem de erro é 3 pontos nas amostras estaduais, com exceção de São Paulo, onde a margem é de 2 pontos.
LEIA TAMBÉM:
Fonte: https://agendadopoder.com.br/pesquisa-genial-quaest-lula-nao-venceria-familia-bolsonaro-em-eventual-segundo-turno-no-rio/