
Uma pesquisa inédita do Ipsos-Ipec revela que a maioria dos brasileiros não deseja que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concorra a um quarto mandato em 2026. Segundo o levantamento, 62% dos entrevistados afirmaram que Lula não deveria disputar a reeleição. As informações são da coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo.
O instituto perguntou quem deveria substituí-lo caso ele não seja candidato. Os resultados apontaram um empate técnico entre o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), com 19%, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que alcançou 17%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Outros nomes cotados no campo governista aparecem com desempenho mais modesto: o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), foi citado por 7% dos entrevistados, enquanto o ministro do Supremo Tribunal Federal e ex-titular da Justiça, Flávio Dino, recebeu 6%. Uma parcela significativa dos participantes declarou não saber ou preferiu não responder (17%), enquanto outros optaram por “nenhum desses nomes”.
O levantamento também aponta que a rejeição à reeleição de Lula não se restringe ao eleitorado opositor. Entre os que votaram nele em 2022, 30% afirmaram que ele não deveria tentar novo mandato. Entre os mais pobres — com renda de até um salário mínimo mensal —, a fatia contrária à candidatura chega a 47%.
A pesquisa foi realizada presencialmente entre os dias 1º e 5 de agosto, com 2.000 pessoas em 132 cidades distribuídas pelas cinco regiões do país.
Leia mais:
Fonte: https://agendadopoder.com.br/pesquisa-ipsos-ipec-saiba-quem-sao-os-favoritos-para-substituir-lula-em-2026-caso-ele-nao-tente-reeleicao/