27 de fevereiro de 2025
Petrópolis pode ser declarada Capital Tecnológica do Rio de Janeiro
Compartilhe:

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão nesta quinta-feira (27), o Projeto de Lei 2418/2020, de autoria do deputado Luiz Paulo (PSD), que declara o município de Petrópolis como Capital Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro. O projeto segue agora para autógrafo e posterior sanção ou veto do governador Cláudio Castro.

A proposta de Luiz Paulo visa reconhecer a vocação de Petrópolis no setor tecnológico. A cidade abriga o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), onde está instalado o Supercomputador Santos Dumont, considerado a maior plataforma computacional da América Latina.

Segundo o deputado, Petrópolis possui um histórico de investimentos em tecnologia, com a presença de computadores de primeira geração. Além disso, a cidade sedia eventos importantes na área de inovação tecnológica, contribuindo para o desenvolvimento de outras atividades econômicas locais.

“O município de Petrópolis tem já esse perfil de centro tecnológico, porque sempre possuiu computadores de primeira geração. Petrópolis também tem seus aspectos culturais, turísticos e relativos à própria moda. Quis assinalar, com este projeto de lei, já que vivemos hoje no mundo da tecnologia, que Petrópolis também é, dentro do nosso Estado, um dos municípios mais fortes sob o ponto de vista tecnológico”, declarou o autor do projeto.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/petropolis-pode-ser-declarada-capital-tecnologica-do-rio-de-janeiro/