10 de novembro de 2025
PF encontra cinco foragidos entre funcionários da COP 30
Compartilhe:

A Polícia Federal identificou cinco pessoas com mandado de prisão em aberto trabalhando na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30). A informação foi divulgada pela corporação nesta segunda-feira (10). Os averiguados incluem prestadores de serviço das empresas que participam do evento.

Ao todo, mais de 25 mil pessoas foram averiguadas, como parte do chamado plano de segurança integrado. Dessas, 725 possuíam registros negativos em suas fichas criminais. Os resultados foram encaminhados à coordenação da COP 30.

VEJA TAMBÉM:

  • Jornalistas estrangeiros são assaltados em Belém durante cobertura da COP 30
  • Lula decreta GLO em Belém durante a COP 30

GLO e assalto a jornalistas acendem alerta sobre segurança na COP

A COP 30 começou oficialmente nesta segunda-feira (10). Antes disso, no entanto, houve reuniões e negociações na chamada “pré-COP”, incluindo o lançamento do Fundo das Florestas Tropicais Para Sempre (TFFF), iniciativa que pretende arrecadar R$ 125 bilhões para financiar a preservação das florestas.

Na última segunda-feira (3), o presidente Lula (PT) autorizou a realização de uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em Belém, Altamira (PA) e Tucuruí (PA), por conta do evento. A GLO seguirá em vigor até o dia 23 de novembro.

A GLO, porém, gerou críticas por outro ponto de atenção na segurança pública: a criminalidade no Rio de Janeiro, cujo detalhamento foi deflagrado por meio da Operação Contenção. A operação prendeu 113 pessoas e matou outras 117, em combate ao Comando Vermelho. O domínio da facção nas comunidades cariocas, porém, ainda segue.

Mesmo com as atenções da segurança pública voltadas à capital paraense, por conta da COP, a criminalidade persiste no local. No último dia 2 de novembro, dois jornalistas estrangeiros foram assaltados no Mercado Ver-o-Peso. Apesar de contar com um efetivo de 19 mil agentes, por conta do evento, foi um policial rodoviário federal de folga o responsável por deter um dos assaltantes e recuperar o produto do roubo. O caso foi registrado na Delegacia de Proteção ao Turista (DPTur). O assaltante detido foi preso em flagrante, mas seu comparsa segue foragido.

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/pf-encontra-cinco-foragidos-entre-funcionarios-da-cop-30/