José Braga Barroso (PSB), prefeito reeleito de um município do interior do Ceará, foi preso pela Polícia Federal antes de sua posse, sob acusação de associação com uma facção criminosa e de coação eleitoral. Segundo a Promotoria, a organização teria ameaçado eleitores e apoiadores de um candidato opositor nas eleições de outubro.
Com a prisão de Braga e o impedimento judicial do vice-prefeito, a chefia do Executivo municipal foi assumida pelo presidente da Câmara Municipal, Joel Barroso (PSB), filho de Braga. Joel foi reeleito para o comando do Legislativo na quarta-feira (1º) e, diante da vacância, acumulou o cargo de prefeito interino.
Braga foi eleito em outubro com 41% dos votos, totalizando 11.292 eleitores. Apesar das acusações, a defesa do prefeito afirmou, em nota, que as denúncias são “ações orquestradas” pela oposição derrotada nas urnas. “Alegações semelhantes têm sido apresentadas desde 2020, sempre sem qualquer comprovação”, declararam os advogados.
O caso gerou repercussão no município, com a oposição exigindo maior rigor nas investigações e a base de Braga defendendo sua inocência. O vice-prefeito, que não foi preso, também não pode assumir o cargo por decisão judicial.
Com informações da Folha de S.Paulo
Fonte: https://agendadopoder.com.br/pf-prende-prefeito-eleito-antes-da-posse-no-ceara-e-filho-assume-o-cargo/