1 de abril de 2025
Pichadora bolsonarista que vandalizou estátua do STF deixa cadeia
Compartilhe:

Débora Rodrigues dos Santos, acusada de pichar a estátua “A Justiça” durante os atos golpistas de 8 de janeiro, deixou o Centro de Ressocialização Feminino de Rio Claro, no interior de São Paulo, na noite de sexta-feira (28). A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo (SAP) neste sábado (29).

A saída da prisão foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a SAP, a decisão foi cumprida às 20h, colocando Débora em prisão domiciliar. Ela seguirá monitorada enquanto aguarda o desfecho de seu julgamento.

Débora ganhou notoriedade ao ser fotografada escrevendo com batom na estátua que fica em frente ao STF a frase “Perdeu, mané”, dita pelo ministro Luís Roberto Barroso a um apoiador de Jair Bolsonaro em Nova York, em 2022. O ato resultou em uma ação penal contra ela no Supremo.

Na semana passada, Moraes propôs uma pena de 14 anos de prisão, posição acompanhada pelo ministro Flávio Dino. No entanto, o julgamento foi suspenso após um pedido de vista do ministro Luiz Fux, que indicou a possibilidade de sugerir uma pena menor.

Ao determinar a prisão domiciliar, Moraes afirmou que a indefinição sobre o caso tornou necessário reavaliar a detenção da ré, presa desde março de 2023. A Procuradoria-Geral da República (PGR) também se posicionou contra a liberdade provisória, mas defendeu a substituição da prisão preventiva pelo regime domiciliar, levando em conta os filhos menores da acusada.

A defesa de Débora celebrou a decisão, classificando o período de detenção como “desproporcional”. Segundo os advogados, sua saída representa um passo em direção à justiça.

Com informações de O Globo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/pichadora-bolsonarista-que-vandalizou-estatua-do-stf-deixa-cadeia/