20 de setembro de 2024
Compartilhe:

A tentativa de pôr fim às animosidades no plenário da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), debatida no Colégio de Líderes na semana passada, não parece não ter surtido efeito. Pior: mais uma vez o personagem da discórdia foi Renan Jordy (PL), que já levou uma chamada do presidente da Casa, Rodrigo Bacellar (União Brasil). Desta vez, ele bateu boca com Renata Machado (PT), que o chamou para a briga depois que a sessão terminasse.  

O bafafá dessa vez começou logo após aprovação da Medalha Tiradentes para a advogada Mônica Santos, concedida por iniciativa de Dani Balbi (PCdoB). A deputada lembrou da trajetória da homenageada, sendo a primeira mulher negra eleita para a diretoria da OAB-RJ. Logo após a declaração de voto da parlamentar, Jordy pegou o microfone e não poupou seu veneno.

“Gostaria de prestar minha solidariedade a Jojo Todynho, que saiu da senzala ideológica e não foi defendida pela esquerda. Essa esquerda formada por PT, Psol é uma claque. Eles odeiam aqueles que pensam o contrário. São os escravocratas do século XXI, capatazes de quem pensam o contrário”, gritou ao microfone.

O deputado Renan Jordy fazendo provocações durante seu discurso.

Geralmente afeito a pacificação, o petista Renato Machado não gostou do que ouviu e partiu para o ataque contra Jordy, dizendo que estava disposto a esperar o colega de plenário “lá fora” para resolver a situação.

“O senhor quando falar em claque me respeite, por favor. Até porque quando o senhor falar dessa forma está me incluindo. Sou um cidadão de bem, pai de família, pastor evangélico e negro. Se quiser resolver um problema comigo, podemos resolver isso lá fora. Se quiser falar de alguém, é preciso dar nomes”, disse, aos berros.

Foi a deputada Tia Ju (Republicanos), que presidia a sessão, que acalmou os ânimos, dizendo que não permitiria mais que os deputados usassem o microfone para falar de assuntos fora da pauta.

“Não sabia que a fala seria para desqualificar alguém. Jamais autorizaria isso, seja para deputados de direita, esquerda ou centro. Por isso, não darei mais o pela ordem, mas só questão de ordem, que é quando tratamos da pauta”, disse. 

Fonte: https://agendadopoder.com.br/plenario-esquenta-novamente-e-renato-machado-chama-renan-jordy-para-briga/