O líder do PL no Senado Federal, Carlos Portinho (PL-RJ), formalizou o convite para que o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, seja ouvido pela CPI da Manipulação de Resultados e Apostas Esportivas.
Portinho quer que o presidente da CBF esclareça a falta de um gerente de qualidade, que seria responsável por apresentar informações sobre polêmicas com o VAR em dois jogos envolvendo times do Rio de Janeiro.
“A ausência desse oficial nas competições de 2022 e em outros eventos relevantes levanta sérias questões sobre a capacidade da CBF em assegurar a transparência e a integridade dos jogos”, destacou o senador, em requerimento.
Portinho havia solicitado informações à CBF sobre a atuação do VAR nas partidas entre Botafogo e Palmeiras, ocorrida em 1º de novembro de 2023, e Palmeiras e Vasco, em 27 de agosto de 2023. A derrota do Botafogo por 4×3, no Estádio Nilton Santos, prejudicou o time na reta final do Campeonato Brasileiro.
Os jogos foram alvos de denúncias de possíveis manipulações de resultados, o que motivou a abertura da CPI para aprofundar as investigações sobre o tema.
“A CBF respondeu que o observador do VAR nas duas partidas foi o Sr. Giuliano Bozzano, mas não forneceu o nome do quality manager responsável, evidenciando uma grave lacuna nas informações. A ausência de um gerente de qualidade nessas partidas, especialmente em jogos cruciais que motivaram a abertura desta CPI, reforça a necessidade de uma investigação mais profunda sobre o tema”, reforçou Portinho.
O senador também questionou a CBF pela falta de um canal de denúncias que assegure o anonimato dos denunciantes, o que, na avaliação de Portinho, “compromete a confiança no processo de investigação de irregularidades”.
A baixa qualidade das imagens capturadas pelas câmeras do VAR, que tem afetado a análise precisa dos lances, foi outro ponto questionado pelo senador.
Ednaldo Rodrigues deve ser ouvido na fase final dos trabalhos da CPI, que tem como relator o senador Romário (PL-RJ). A CPI iniciou as atividades em 10 de abril deste ano. O fim dos trabalhos está previsto para 7 de outubro.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/polemicas-em-jogos-do-botafogo-e-vasco-motivaram-portinho-a-convidar-presidente-da-cbf-para-esclarecer-na-cpi-a-capacidade-da-entidade-em-assegurar-a-transparencia-das-partidas/