A Polícia Militar do Rio deflagrou nesta quinta-feira (11) uma nova etapa da Operação Contenção no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, para capturar o líder local do Comando Vermelho (CV) e outros 43 alvos considerados estratégicos pela inteligência. A ação pretende frear a expansão territorial da facção criminosa e reforçar a presença do governo em regiões dominadas por grupos armados.
Mais de mil agentes foram mobilizados e enfrentaram forte resistência logo na chegada, quando criminosos abriram fogo e queimaram veículos na tentativa de bloquear o avanço das tropas. Com o clima de confronto, escolas e unidades de saúde ficaram fechadas, afetando a rotina de moradores que voltaram a viver um dia de tensão.
“A ação foi deflagrada nas primeiras horas desta quinta (11). Criminosos incendiaram barricadas para tentar impedir o avanço das forças de segurança”, afirmou a PM fluminense em nota.
VEJA TAMBÉM:
-
Senado aprova PL antifacção; texto volta à Câmara
Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre mortos, feridos ou presos, mas a operação foi descrita como de grande porte pelos órgãos envolvidos. A ofensiva ocorre menos de dois meses depois da megaoperação nos Complexos da Penha e do Alemão, na capital, que terminou com 121 mortos.
Forças do Bope, Batalhão de Choque, Core, delegacias especializadas e distritais estão nas ruas para cumprir 44 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão que miram lideranças e operadores do tráfico na área. Entre os principais alvos está Antônio Ilário Ferreira, o Rabicó, de 61 anos, apontado como chefe do CV no Salgueiro e um dos nomes mais antigos ainda em atividade na cúpula da facção.
A estrutura enviada ao terreno inclui 20 blindados, duas aeronaves, 123 viaturas e quatro ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate, sendo duas blindadas para atuação em áreas de maior risco.
Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/policia-busca-lider-cv-mais-43-nova-megaoperacao-rj/
