
A Praça dos Três Poderes voltou a receber turistas e visitantes neste domingo (27), após ter o acesso restrito no sábado por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida ocorreu após um acampamento ser instalado por deputados federais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Embora a entrada tenha sido liberada, as grades de contenção colocadas na noite de sexta-feira (25) seguem no entorno da praça, localizada entre os edifícios do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF. Também permanecem as barreiras específicas nos acessos aos três prédios públicos, mantidas pelas respectivas equipes de segurança.
Polícia faz inspeções visuais, sem revistas
A Polícia Militar do Distrito Federal confirmou à TV Globo que a circulação de pessoas foi retomada normalmente. Militares que fazem o patrulhamento informaram que estão realizando apenas inspeções visuais em mochilas grandes, sem previsão de revistas pessoais ou outras medidas mais rígidas.
Entre as atrações novamente acessíveis ao público está a Casa de Chá, cafeteria projetada por Oscar Niemeyer e situada no subsolo da praça, que reabriu junto com a área externa.
A interdição temporária teve início após o deputado Hélio Lopes (PL-RJ), conhecido aliado de Bolsonaro, montar uma barraca no local na tarde de sexta-feira (25). O parlamentar protestava contra decisões do STF, utilizando inclusive um esparadrapo na boca. A ação foi acompanhada por outros congressistas, como o deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO), que também acamparam na praça.
Governador do DF foi à praça para acabar com acampamento
A ocupação motivou a reação do Supremo. Intimado pelo ministro Alexandre de Moraes a agir de forma imediata, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi pessoalmente à Praça dos Três Poderes na madrugada de sábado para negociar a retirada do grupo. Após o diálogo com as autoridades, os parlamentares desmontaram o acampamento e deixaram o local ainda durante a madrugada.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/praca-dos-tres-poderes-e-reaberta-a-visitantes-apos-retirada-de-acampamento-bolsonarista/