23 de outubro de 2024
Prefeita Manoela Peres e desembargadora Andréa Pachá serão homenageadas com
Compartilhe:

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) vai conceder a Medalha Tiradentes para a prefeita de Saquarema, Manoela Peres, e para a desembargadora Andréa Pachá. Os projetos de resolução com as homenagens foram aprovados em plenário, nesta quarta-feira (23/10).

Em seus últimos meses como gestora da cidade das Baixadas Litorâneas, Manoela conseguiu eleger sua sucessora, Lucimar Pereira Vidal da Costa, que foi secretária de Educação, mas não sem sofrimento.

Em agosto, a atual chefe do Executivo municipal foi afastada do cargo por decisão do Tribunal de Justiça. O órgão acatou uma ação de improbidade administrativa apresentada pelo vice-prefeito, Rômulo Carvalho de Almeida.

Ela retornou ao cargo depois de uma semana por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, que deferiu o recurso de Manoela por entender que o afastamento foi irregular. A oposição votou contra a concessão da Medalha.

A iniciativa da homenagem foi do deputado Dr. Pedro Ricardo (PP), ex-vice-prefeito e ex-secretário municipal de Saúde na primeira gestão de Manoela. Já a Medalha para a desembargadora foi concedida pelo deputado Yuri Moura (Psol).

Andréa Pachá, que também é escritora, é uma espécie de pop star do magistrado, tendo bom trânsito entre artistas, intelectuais e políticos. Não é raro vê-la dando entrevistas sobre política de gênero e defesa dos direitos humanos

Ingressou na magistratura em 1994. Atuou em diversas varas e tribunais, consolidando sua reputação como juíza comprometida com a justiça social. Em junho de 2024, assumiu o cargo de secretária-geral da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nomeada pela ministra Cármen Lúcia.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/prefeita-manoela-peres-e-desembargadora-andrea-pacha-serao-homenageadas-com-a-medalha-tiradentes/