O prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira (MDB), anuncia neste domingo, 4, a Pastora Berê (NOVO) como candidata a vice na sua chapa pela disputa da reeleição. O atual vice-prefeito Denilson Sampaio (União) rompeu com Irineu no ano passado e está concorrendo novamente a vice mas na chapa do candidato da oposição, Eduardo Guedes (SDD). O ato de apresentação da candidata será às 16h, na Avenida dos Expedicionários.
Nos bastidos políticos da cidade a escolha da pastora, uma mulher negra, é apontada como estratégia da campanha do prefeito para tentar reverter os prováveis ataques da oposição sobre a prisão de Irineu em outubro de 2023, acusado de racismo contra uma funcionária de uma padaria em Resende. O prefeito chegou a ficar um dia preso, mas foi solto por habeas corpus concedido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJ-RJ). O processo continua tramitando.
Aliados do prefeito temiam que o caso fosse explorado pelos opositores durante a campanha. A convenção do MDB que homologou a candidatura de Irineu foi no dia 29 de julho, mas o nome do vice ficou em aberto porque o prefeito ainda estava buscando o perfil ideal para a vaga. A Pastora Berê inicialmente seria candidata a vereadora mas foi convencida a compor a chapa como vice.
“Ela soma o fato de ser mulher, negra e evangélica, o que pode minar as acusações do prefeito ser racista”, explica uma fonte da política de Itatiaia. Neste sábado, 3, a campanha de Irineu divulgou nas redes sociais vídeos de mulheres convidando para a apresentação da vice. A ação é parte da estratégia para melhorar a imagem do prefeito com o eleitorado feminino.
A prisão em flagrante de Irineu ocorreu após ele ser acusado de chamar de “negrinha” a funcionária da padaria. Na época o prefeito negou ter praticado qualquer ofensa contra a funcionária.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/prefeito-de-itatiaia-que-foi-preso-por-injuria-racial-escolhe-pastora-negra-como-vice-para-tentar-reverter-imagem-de-racista/