22 de outubro de 2024
Presidente do PL diz que vai pressionar Lira para votar
Compartilhe:

O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, declarou que vai pressionar po presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para colocar em votação a PEC da Anistia após as eleições municipais. Em entrevista a Raquel Landim, no UOL, ele explicou que o objetivo é garantir a anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro, permitindo que ele recupere seus direitos políticos e seja candidato em 2026.

Segundo Valdemar, o apoio à escolha do próximo presidente da Câmara pode ser negociado como moeda de troca. “É vida ou morte para nós. Só temos Bolsonaro como opção para 2026”, afirmou.

Bolsonaro foi declarado inelegível pelo TSE

Bolsonaro foi declarado inelegível pelo TSE por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Além disso, está sendo investigado pela Polícia Federal por sua possível ligação com os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, que resultaram na depredação dos prédios dos três Poderes. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, associou as investigações à tentativa de golpe.

Valdemar quer que a votação da anistia ocorra até o final deste ano, antes das eleições para a presidência da Câmara em 2025. O PL apoia Hugo Motta (Republicanos) para o cargo, conforme orientação de Lira. A sigla, que elegeu prefeitos em duas capitais no primeiro turno e disputa em nove outras no segundo, busca alianças com políticos de centro para fortalecer sua base.

Valdemar descartou Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, como possível candidato à Presidência em 2026, embora o considere um bom gestor.

Com informações do UOL

Fonte: https://agendadopoder.com.br/presidente-do-pl-diz-que-vai-pressionar-lira-para-votar-anistia-a-bolsonaro-ainda-este-ano/