13 de dezembro de 2024
Procedimento que será feito em Lula na manhã desta quinta-feira,
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi transferido nesta sexta-feira (13) da UTI para uma unidade de cuidados semi-intensivos no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após passar por uma cirurgia intracraniana e uma complementação cirúrgica nesta semana. A alta hospitalar está prevista para o início da próxima semana, entre segunda (16) e terça-feira (17), segundo o cardiologista Roberto Kalil.

Lula permanece lúcido, orientado e apresentando boa evolução clínica. Ele já se alimenta normalmente e realizou caminhadas pelos corredores do hospital. O boletim médico divulgado nesta manhã reforça que o monitoramento do presidente agora será feito em intervalos, em vez de forma contínua, no mesmo quarto onde estava internado.

Na quinta-feira (12), os médicos removeram um dreno intracraniano utilizado para controlar o fluxo sanguíneo após um procedimento de embolização realizado no período da manhã. A intervenção foi necessária para complementar a cirurgia de emergência feita na madrugada de terça-feira (10) para drenar uma hemorragia intracraniana. A embolização envolveu o uso de um cateter introduzido pela artéria femoral para bloquear o fluxo sanguíneo e prevenir novos sangramentos.

De acordo com a médica Ana Germoglio, Lula relatou dores de cabeça após a cirurgia inicial, o que levou à decisão da equipe médica de realizar o procedimento complementar. Marcos Stavale, neurologista que integra a equipe, afirmou que o presidente está “neurologicamente perfeito” e conversando normalmente.

Lula deverá retornar a Brasília após receber alta e continuar a recuperação sob acompanhamento médico, com previsão de retomada progressiva das atividades.

Com informações do UOL

LEIA MAIS

Lula acordou e passa bem, diz assessoria sobre quarto dia de internação do presidente

Fonte: https://agendadopoder.com.br/presidente-lula-evolui-bem-e-deixa-uti-no-sirio-libanes/