Parlamentares dos partidos PL, União Brasil, PP e Republicanos procuraram a presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados, Caroline de Toni (PL-SC), para demonstrar interesse em relatar projeto no âmbito da comissão que trata da anistia aos condenados pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro, infoma a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo.
Segundo relatos, no entanto, De Toni tem afirmado que ainda não é o momento para tratar do projeto e que não definiu quem será o novo relator. A interlocutores ela diz que é preciso cautela para tratar do tema, já que ele é considerado polêmico.
O projeto estava sob relatoria da deputada Sâmia Bonfim (PSOL-SP), que rechaçou a proposta. No entanto, ela não foi indicada pelo PSOL para integrar a CCJ neste ano e, dessa forma, perdeu a relatoria. Agora, cabe à presidente do colegiado definir o novo relator.
Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, em março, De Toni disse que a CCJ poderia incluir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nesse projeto.
“Se enxergar que tem a oportunidade de ele [Bolsonaro] ser anistiado, com certeza. Ele vem sendo acusado de muitas coisas que nós entendemos que há um exagero. Havendo a conveniência e a oportunidade de pautar [projetos de anistia] e de incluí-lo, não vejo por que não”, afirmou naquele momento.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/presidida-por-bolsonarista-comissao-de-justica-da-camara-tem-corrida-por-relatoria-do-pl-que-propoe-anistia-aos-condenados-pelo-8-1/