20 de setembro de 2024
Compartilhe:

Ao assumir seu mandato cercado de polêmica, em junho deste ano, o deputado Tiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Joias (MDB), disse que seria “a voz do povo” dentro da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Entretanto, seu primeiro projeto, protocolado na quarta-feira (28/08), é a concessão de Medalha Tiradentes para o ex-jogador Adriano Imperador.  

Designer de joias, TH é famoso no mundo do funk e entre jogadores de futebol, tendo confeccionado peças para o casal Léo Santana e Lore Improta, MC Poze do Rodo, o cantor L7 e o atacante do Real Madrid, Vinicius Junior.  Em suas redes sociais, ele ostenta também trabalhos feitos para Neymar e, evidentemente, para o ex-jogador Adriano.

Ele assumiu sua vaga na Alerj após Rafael Picciani ter optado por reassumir a secretaria estadual de Esporte e Lazer. O posto ficou vago com a morte de Otoni de Paula Pai, em maio. Picciani era o primeiro suplenete e TH, o segundo. Na justificativa do projeto, o agora vice-líder do MDB destaca os méritos profissionais e pessoais do ex-jogador. 

“Além das conquistas nos campos, sua trajetória de superação diante de desafios pessoais e emocionais é uma inspiração para milhões. Com uma forte conexão com suas raízes, Adriano representa a luta e a superação de sua comunidade, sendo um símbolo para os jovens que sonham em alcançar o sucesso”, assinala o parlamentar.

Segundo reportagem do jornal Extra, em dezembro de 2015, o ex-jogador pagou R$ 120 mil por um cordão de ouro amarelo e mais de 300 pedras de diamantes brancos e rubis, com o nome dele e também a imagem da Igreja da Penha, perto da Vila Cruzeiro, comunidade da Zona Norte do Rio onde nasceu. O jornal afirma que o valor foi pago em dinheiro e à vista.

Polêmicas

TH já foi preso pela Polícia Civil, em 2017, acusado de integrar uma quadrilha de traficantes e de ser responsável pela lavagem de dinheiro através de empresas do ramo de joias. Ele também foi acusado de pagar propina a policiais militares em troca de informações privilegiadas.

No processo eleitoral de 2022, segundo certidões no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), Silva concorreu ao cargo de deputado enquanto apelava de uma decisão de primeira instância na Justiça do Rio no processo em que responde por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.  Todas as acusações são negadas por sua defesa.

TH até já entrou como coautor em projetos protocolados por outros deputados, como da Medalha Tiradentes para Rebeca Andrade, do Prof. Josemar (Psol), Chico Machado e Thiago Rangel (PMB), além do Título de Benemérito para o Zeca Pagodinho, da Dani Monteiro (Psol). Ele também é autor de algumas indicações à Prefeitura do Rio. A Medalha para Adriano, em tese, seria seu primeiro projeto sozinho.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/primeiro-projeto-do-th-joias-na-alerj-e-para-homenagear-adriano-imperador/