
O ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, afirmou nesta terça (14) que o apagão que atingiu pelo menos 20 estados e o Distrito Federal durante a madrugada foi causado por um problema pontual, e que não falta energia no país. O desabastecimento ocorreu por volta da 0h30 em todas as regiões e foi totalmente restabelecido por volta das 2h30.
A causa, segundo o ministro e outros órgãos oficiais, como o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi um incêndio em uma subestação no distrito de Bateias, no município de Campo Largo (PR). Por causa da falha, toda a estrutura precisou ser desligada e a energia que passa por lá ser redistribuída.
“É importante que a população entenda o que acontece nesse momento. Não é falta de energia, é um problema na infraestrutura que transmite a energia. Quando se fala em apagão, a gente sempre lembra aqueles tristes episódios de 2001 e 2021, que na verdade aconteceram por falta de energia e de planejamento. Hoje não, hoje nós temos muita energia”, disse Silveira em entrevista à EBC.
VEJA TAMBÉM:
-
Lula diz que fome é “escolha política” em artigo publicado no exterior
Segundo relatos de usuários, foram afetados os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins, além da capital federal e entorno.
Dados do ONS apontam que a transmissão de energia começou a cair lentamente por volta da 0h, quando estava num pico de 80,1 mil MW. Em meia hora, reduziu para 78,2 mil MW e, em três minutos, despencou para 68,6 mil MW à 0h35. A carga chegou ao pico de 72,9 mil MW de transmissão à 1h28, coincidindo com o restabelecimento da energia em quatro regiões do país (Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste). No Sul, o abastecimento foi recomposto à 1h28.
“O sistema perdendo uma subestação desse volume de energia (500kV), ele corta programadamente um percentual em cada estado mais próximo e em alguns outros estados, onde é necessário se fazer uma reprogramação da carga. Assim foi feito, nós imediatamente fomos acionados”, completou Silveira.
Alexandre Silveira ressaltou que o Sistema Interligado Nacional (SIN) funciona de forma “praticamente automatizada”, que corta a transmissão caso aconteça alguma ocorrência. Isso é feito para impedir uma interrupção mais significativa no país.
De acordo com os órgãos oficiais, reuniões serão realizadas ao longo do dia para descobrir as causas do incêndio na subestação de Bateias e, até sexta (17), um relatório deve ser divulgado pelo ONS.
“O dano foi pontual numa subestação da Eletrobras. […] Não temos mais insegurança energética, mas, um episódio pontual que o ONS deu uma pronta resposta”, completou o ministro.
Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/problema-pontual-causou-apagao-nao-falta-energia-ministro/