21 de setembro de 2024
Compartilhe:

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) quer proibir a comercialização de recipientes em vidro no entorno dos estádios de futebol no estado. Isto vale tanto para recipientes de bebidas quanto de produtos. O primeiro passo foi dado nesta terça-feira (20/05), com a aprovação, em primeira discussão, de um projeto de lei com essa finalidade.  

A medida foi pensada após a morte da palmeirense Gabriela Anelli. Em julho do ano passado, durante uma confusão nas proximidades do Allianz Parque, na Zona Oeste de São Paulo, ela foi atingida por estilhaços de uma garrafa de vidro pouco antes da partida entre Palmeiras e Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro. A menina ficou internada por dois dias, mas não resistiu aos ferimentos.

A proibição deve atender a um raio de 400 metros de distância dos estádios. O projeto ainda veda a utilização e a distribuição de recipientes de vidro de qualquer natureza, por qualquer pessoa, nas cinco horas que antecedem e que sucedem a partida de futebol. Em caso de descumprimento, poderão ser aplicadas multas de até R$ 216,7 mil.

“O que se verifica é que as garrafas e outros materiais de vidro acabam funcionando como verdadeiras armas nas mãos de pessoas que vão aos estádios com o intuito de promover brigas e confusões. Por isso, a necessidade urgente de promover essa medida preventiva”, declarou Carlinhos BNH (PP), autor do projeto junto com Índia Armelau (PL).

Fonte: https://agendadopoder.com.br/projeto-aprovado-na-alerj-quer-proibir-a-venda-de-recipientes-de-vidros-nos-estadios/