5 de julho de 2025
Deputados da Alerj farão sobrevoo de helicóptero em Imunana-Laranjal
Compartilhe:

Na esteira da repercussão sobre as áreas reservadas para o show da cantora americana Lady Gaga, realizado na Praia de Copacabana, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) vai analisar um projeto de lei que propõe a proibição da instalação de áreas VIPs em eventos realizados em bens públicos de uso comum, como praias e praças.

O projeto, de autoria deputado estadual Rodrigo Amorim (União Brasil), já foi protocolado. A proposta prevê que o descumprimento da medida poderá configurar improbidade administrativa, sujeitando os responsáveis a sanções legais.

Segundo levantamento feito pelo gabinete do parlamentar, cerca de 70% das menções ao termo “camarote VIP” nas redes sociais, entre a noite do dia 3 e a madrugada do dia 4 de maio, tinham tom negativo.

As principais críticas apontavam para a visibilidade comprometida por muros e estruturas que delimitavam a área restrita, além da distância de quase 200 metros entre o público geral e o palco.

“Nosso levantamento encontrou relatos em fóruns de fãs descrevendo a muralha da área VIP como ‘um anel de exclusão’ que impedia a visão lateral a partir da metade da areia”, afirmou Amorim. “Ainda houve seguranças empurrando quem tentava avançar para a grade divisória. É lamentável usar o espaço público para agradar uns privilegiados às custas do mal-estar da população.”

O deputado também relembrou que situação semelhante ocorreu durante o show da cantora Madonna, em 2023, também na orla de Copacabana. “Foi a mesma coisa: apadrinhados comendo e bebendo, muitas vezes às custas do erário, em área VIP instalada no bem público, a praia. É preciso dar um basta a isso”, declarou.

Para Amorim, o objetivo da proposta é garantir o acesso democrático aos eventos promovidos em espaços públicos. “O primeiro fã de Lady Gaga não-VIP estava a 200 metros do palco. Fazer uma pessoa chegar horas antes para ficar a 200 metros do palco é algo inimaginável. O problema é fazer isso às custas de um bem do povo, que é a praia”, concluiu.

O projeto agora segue para análise nas comissões da Alerj antes de ir à votação em plenário.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/projeto-de-lei-propoe-fim-das-areas-vips-em-eventos-realizados-em-espacos-publicos/