25 de outubro de 2024
Projeto protocolado na Alerj quer pôr fim às indicações políticas
Compartilhe:

O anúncio da exoneração do professor Jerson Lima da Silva, da presidência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio (Faperj), continua rendendo na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

Vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, a deputada Dani Balbi (PCdoB) apresentou um projeto na Casa para que o cargo de presidente da instituição seja indicado por uma lista tríplice formulada pela comunidade científica.

A ideia do projeto é evitar indicação política para o cargo. A mudança agitou a comunidade acadêmica porque Silva deverá ser substituído pelo ex-deputado federal Alexandre Valle, que é do quadro do PL. Ele é empresário do ramo de corretoras de seguros e perdeu a eleição na disputa pela prefeitura de Itaguaí.

Segundo a petição pública criada pela Uerj contra a exoneração, a decisão teria partido do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, tendo sido avalizada pelo governador Cláudio Castro. O professor já teria sido informado que não ficará no cargo.

“O projeto altera a Lei 3.783/2002, que dispõe sobre a estrutura da Faperj. A norma já determina que o diretor Científico e o diretor de Tecnologia sejam escolhidos por lista tríplice. Eu apenas incluí o cargo de presidente nesse procedimento. Essa área deve ser tratada como questão de estado, e não meramente de governo”, diz Dani Balbi.

Manifestação no Centro

Na quinta-feira (24/10), representantes da comunidade científica, políticos e funcionários da Fazer realizaram uma manifestação em frente ao prédio do órgão, no Centro do Rio, em apoio a Jerson Lima. Fiocruz, Academia Brasileira de Ciência (ABC), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino do Estado (Friperj) emitiram nota contra a substituição.

A Agenda do Poder aguarda um posicionamento da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. 

Fonte: https://agendadopoder.com.br/projeto-protocolado-na-alerj-quer-por-fim-as-indicacoes-politicas-na-faperj/