31 de março de 2025
Protestos contra anistia mobilizam sete capitais e reforçam defesa da
Compartilhe:

Neste domingo (31), movimentos sociais e sindicatos realizam atos contra a proposta de anistia a envolvidos nos ataques de 8 de janeiro. As manifestações acontecerão em sete capitais: Fortaleza, São Luís, Belo Horizonte, Belém, Recife, Curitiba e São Paulo. Além disso, Volta Redonda (RJ) também sediará um protesto.

Parlamentares de esquerda confirmaram presença. Entre eles o deputado Guilherme Boulos (PSOL), Lindbergh Farias (PT) e a deputada Erika Hilton (PSOL

A mobilização, organizada por grupos como a Frente Povo Sem Medo e a Frente Brasil Popular, ocorre na véspera do aniversário do golpe militar de 1964. O ato tem como bandeira a rejeição à anistia e a defesa da prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, que nesta semana tornou-se réu no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado.

Em São Paulo, a concentração ocorrerá na Praça Oswaldo Cruz, na Avenida Paulista, com caminhada até o antigo DOI-Codi, local emblemático da repressão durante a ditadura. Inicialmente, o evento seria realizado no vão do MASP, mas foi remanejado para evitar conflito com a Marcha Transmasculina, que também acontece na capital paulista.

Os atos contarão com a presença de ex-presos políticos e familiares de vítimas da ditadura, incluindo a família do deputado Rubens Paiva, cuja história inspirou o filme “Ainda Estou Aqui”. Lideranças políticas de esquerda também confirmaram participação, como parlamentares do PSOL e PT.

Bolsonaristas, por sua vez, preparam uma manifestação pró-anistia para o dia 6 de abril, em São Paulo. Em evento recente realizado em Copacabana, a adesão foi inferior ao esperado, com cerca de 18,3 mil pessoas, enquanto Bolsonaro projetava um milhão.

Os organizadores dos protestos contra a anistia enfatizam que não há intenção de competir em número de participantes com atos bolsonaristas. Segundo Ana Paula Perles Ribeiro, coordenadora nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), a mobilização busca reforçar a importância da justiça e evitar que crimes contra a democracia fiquem impunes. “Esperamos que esse tema ganhe força na sociedade e possamos avançar na construção de justiça”, afirmou Daiane Araújo, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Além das manifestações de domingo, outras mobilizações estão previstas para segunda-feira (1º) em Fortaleza e Porto Alegre. Já na terça-feira (2), haverá atos em João Pessoa, Rio de Janeiro, Salvador, Teresina, Aracaju e Brasília.

Com informações do UOL

Fonte: https://agendadopoder.com.br/protestos-contra-anistia-mobilizam-sete-capitais-e-reforcam-defesa-da-democracia-neste-domingo/