O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) surpreendeu ao apoiar a reeleição de Rodrigo Bacellar (União Brasil) para a presidência da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A decisão, que ajudou a consolidar a inédita unanimidade na votação, não veio sem contrapartidas: o Psol quer ampliar sua influência nas comissões permanentes da Casa.
Atualmente, o partido comanda três colegiados: a de Combate às Discriminações Raciais, presidida pelo deputado Professor Josemar; a de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, sob o comando de Dani Monteiro; e a de Defesa dos Direitos da Mulher, liderada por Renata Souza. Com a nova composição da Alerj, a sigla busca garantir a presidência de mais duas comissões para contemplar toda bancada.
Entre as novas cadeiras que o Psol deve conquistar está a Comissão de Servidores Públicos, anteriormente presidida por Martha Rocha (PDT), que deixou o cargo para assumir a Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio. O nome mais cotado para a vaga é o do deputado Flávio Serafini.
Outra mudança em negociação envolve a Comissão de Indicações Legislativas, que poderá ter sua nomenclatura alterada para Comissão de Participação Legislativa, presidida por Filipe Soares (União Brasil). O Psol articula a presidência para Yuri Moura.
Apesar do avanço nas negociações, a definição oficial das comissões só deve ocorrer mais para o fim do mês. Até lá, as articulações seguem nos bastidores, consolidando a estratégia do Psol de ampliar sua presença institucional na Alerj.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/psol-apoia-reeleicao-de-bacellar-na-alerj-em-troca-de-mais-espaco-nas-comissoes-permanentes/