28 de janeiro de 2025
Ministros levam a Lula proposta de Frente Internacional contra Desinformação
Compartilhe:

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira mostra que o índice de aprovação ao governo Lula (PT) recuou cinco pontos, de 52% para 47%, e ficou pela primeira vez atrás do percentual dos que reprovam a atual gestão. Segundo o levantamento, 49% agora dizem desaprovar a atuação do presidente, dois pontos a mais do que o índice dos que aprovam.

Como a margem de erro da pesquisa é de 1 ponto, os índices de aprovação e desaprovação ainda estão tecnicamente empatados, no limite da margem. Os dados da pesquisa, porém, indicam uma trajetória de alta da desaprovação, enquanto a aprovação sofreu um tombo desde dezembro, em paralelo à crise envolvendo o Pix.

A queda na avaliação do governo foi mais acentuada no Nordeste, onde a aprovação positiva passou de 48% para 37%. Entre as mulheres, a avaliação negativa subiu de 27% para 36%. Também houve aumento na desaprovação entre as pessoas com Ensino Médio ou Superior: entre os que têm o Ensino Médio, a avaliação negativa foi de 33% para 43%, enquanto entre os com Ensino Superior, passou de 39% para 47%. No critério de renda domiciliar, a avaliação negativa subiu de 32% para 41% entre os entrevistados com renda de 2 a 5 salários mínimos.

Para 50% dos participantes, o país segue na direção errada, um aumento em relação aos 46% registrados em dezembro. Já 39% acreditam que o país está na direção certa, contra 43% na pesquisa anterior. O índice de pessoas que percebem mais notícias negativas do que positivas sobre o governo também cresceu: em outubro de 2024, esse percentual era de 38%, em dezembro subiu para 41%, e na pesquisa atual chegou a 43%. Por outro lado, a proporção de quem ouve mais notícias positivas diminuiu, passando de 32% em dezembro para 28% agora.

A regulação do PIX foi um dos principais tópicos negativos, liderando a lista das piores notícias com 11%, enquanto o aumento do Bolsa Família foi considerado a melhor notícia por 7%. Para 66% dos entrevistados, o governo cometeu mais erros do que acertos na polêmica em torno das medidas de regulação do PIX, que foram revertidas. Apenas 19% consideram que o governo acertou mais.

Em relação à economia, a avaliação permanece negativa: 39% dos entrevistados acreditam que a situação piorou nos últimos 12 meses. A avaliação positiva sobre a economia vem em queda desde outubro, passando de 33% para 27% em dezembro e para 25% nesta pesquisa. Além disso, 83% dos entrevistados afirmam que o preço dos alimentos continuou a subir no último mês.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/quaest-aprovacao-de-lula-cai-de-52-para-47/