20 de setembro de 2024
Compartilhe:

A pesquisa eleitoral da Quaest, divulgada nesta quarta-feira (18), gerou reações distintas entre as campanhas em São Paulo. A equipe de Guilherme Boulos (PSOL) afirmou com confiança que o candidato “já está no segundo turno”, enquanto Pablo Marçal (PRTB), que teve uma queda de 3% em relação à pesquisa anterior, reafirmou sua descrença nos levantamentos e anunciou que lançará uma série de vídeos para atacar Ricardo Nunes (MDB), seu principal concorrente pelos votos da direita.

Os números da pesquisa mostram Nunes com 24% das intenções de voto, Boulos com 23%, e Marçal com 20%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os três candidatos estão tecnicamente empatados.

Com Nunes aparecendo numericamente na liderança, a campanha de Boulos mantém a confiança de que o deputado federal garantirá um lugar no segundo turno.

— Nossa rejeição diminuiu, enquanto a dos adversários cresceu — pontua uma nota enviada pela campanha ao Globo. — Além disso, seguimos na dianteira na pesquisa espontânea, com 15% das intenções de voto. A pesquisa de hoje mostra que estamos no segundo turno e que temos espaço para crescer — segue o texto.

Um dos coordenadores da campanha do psolista, o deputado estadual Paulo Fiorilo (PT), também destaca que apesar de haver uma tendência de queda de Pablo Marçal, o ex-coach ainda não saiu do radar da campanha.

— Hoje a gente tem o Nunes e o Boulos. Amanhã pode ter o Marçal e o Boulos, porque os dois vão brigar pelo eleitorado bolsonarista de direita. Então é uma guerra entre eles — afirmou.

Sobre estratégias de campanha para os próximos 18 dias até o primeiro turno, o deputado é taxativo:

— Nenhuma mudança, (seguimos com) crítica no Nunes e trabalho na periferia — disse.

Marçal ameaça Nunes

Marçal, que já vinha demonstrando estar incomodado com as inserções de rádio do atual prefeito que o vincula ao PCC, em razão de suspeitas que envolvem integrantes de seu partido, o PRTB, prometeu lançar uma série de 15 episódios sobre a máfia das creches para atingir Nunes.

— (Serão) 15 vídeos que é o número dele para todo mundo lembrar, “para onde foi a merenda do meu filho?” — adiantou o candidato, alegando que a situação é mais grave do que o caso “de 20 anos atrás” que levou à sua condenação prescrita, por integrar uma quadrilha de fraudes bancárias.

Sobre a pesquisa Quaest, Marçal questionou os resultados:

— A análise preditiva, que parece que ninguém dos institutos sabe fazer, pela dobra exponencial que eu estou trazendo até agora, mostra que eu ganho no primeiro turno — afirmou. — Eu sou culpado de levar cadeirada igual a mulher que sai de saia e o cara agride ela? Tem gente que realmente precisa de tratamento psiquiátrico agradecendo o Datena pela cadeirada.

A campanha entende que existe um “voto envergonhado” em Marçal que não está sendo captado nas pesquisas tradicionais. E seguem considerando que o voto de Nunes é pouco consolidado, reforçando a ideia.

Datena: ‘Ainda é possível’

Indagado na sabatina do Globo, CBN e Valor se ainda mantém esperanças de estar no segundo turno, Datena disse que é um “cara pragmático” e tem consciência de que é difícil avançar na disputa com os resultados atuais das pesquisas de intenção de voto.

— É impossível? Claro que não, é possível. Estou animado, continuo animado e vou até o fim — disse Datena.

Para ele, não existe relação entre a cadeirada e o resultado medido pela Quaest, que oscilou de 8% para 10% na pesquisa.

— O fato de eu ter crescido dois pontos, evidentemente que não foi por causa dessa exposição. Claro que não. Deve ter sido pelo meu desempenho que tem melhorado para tentar passar as propostas da equipe de trabalho que nos auxilia e faz essa campanha ser um pouco mais leve, porque eu ainda não sei falar o politiquês.

O tucano declarou ainda que não sabe se há condição de reverter a rejeição, a mais alta entre todos os candidatos, de 62%.

— Isso precisa ser estudado. Eu, sinceramente, não sei como reverter e vou fazer o máximo para tentar reverter — disse o jornalista.

Nunes cita rejeição a Marçal

O prefeito Ricardo Nunes afirmou, após café com empreendedores no Itaim Bibi, Zona Sul da capital, que as pesquisas mostram que sua campanha está “no caminho certo”. O prefeito também reclamou do nível dos debates e disse que não é “qualquer idiota” que vai levar a disputa.

— Estou liderando em todas elas, e a rejeição é baixa e a aprovação de governo aumentando — afirmou o candidato à reeleição sobre o levantamento da Quaest.

Nunes reclamou das “irresponsabilidade” e agressividade dos candidatos, pontuando o episódio da cadeirada de Datena em Marçal durante o debate da TV Cultura.

— Essas pessoas estão vendo sua rejeição subindo, estão achando que eles põem aquilo nas redes sociais tá dando muito curtida e isso está dando voto, mas pelo contrário, está virando um palco de mal gosto e [tem mostrado] que o nosso caminho tem surtido efeito. Estou cada dia mais seguro que a gente vai vencer e que não é qualquer idiota que vai aterrissar aqui de helipcotero, fazer graças com os eleitores, e achar que esta levando vantagem. a gente vai dar uma surra nessa Pablo Marçal, e vai ser uma surra com os irresponsáveis com a democracia —

No dia 7 de setembro, um dos poucos eventos onde o prefeito esteve ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), durante manifestação na Paulista, o ex-coach tentou marcar presença na manifestação para estar ao lado do ex-presidente, de quem busca apoio. O empresário foi impedido de subir no trio elétrico pelo pastor Silas Malafaia.

Tabata: ‘semana atípica’

A campanha da deputada federal Tabata Amaral afirma que a pesquisa foi o retrato de uma semana atípica, em referência à cadeirada no debate, mas reforçou a esperança de que os indecisos entrem na campanha.

— A pesquisa fez um retrato de uma semana atípica, de muitos eventos confusos. É preciso esperar outras pesquisas e os demais dados para confirmar as tendências. Cerca de 45% dos eleitores ainda não têm certeza do voto. Temos debates que podem ser determinantes. É preciso aguardar — escreveu a campanha, em nota.

Com informações de O Globo.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/quaest-equipe-de-boulos-garante-que-ele-ja-esta-no-segundo-turno-e-marcal-ameaca-nunes-com-nova-serie-de-videos/