
O debate sobre a redistribuição dos royalties envolvendo os municípios de Guapimirim, Magé e, sobretudo, São Gonçalo, não ficou restrita ao plenário da Alerj na tarde desta terça-feira (29), quando a sessão plenária chegou a ser interrompida após os ânimos se exaltarem entre os parlamentares. Através das redes sociais, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), voltou a reafirmar sua posição a favor de uma nova divisão dos recursos para beneficiar as cidades do Leste Fluminense.
“Olha, Maricá tem muito royalties, Rio de Janeiro também, Niterói também. O que nós queremos, ao abrir mão de nossa ação judicial, dando recursos para São Gonçalo, é que o povo de São Gonçalo tenha direitos como nós temos aqui o nosso povo. Não adianta os vizinhos crescerem bem e os outros estarem sem dinheiro. Essa é a lógica. Nós queremos ajudar o povo de São Gonçalo”, ressaltou o prefeito.
Quaquá lembrou que, como deputado, criou o Fundo de Desenvolvimento Regional, para que todas as cidades da região pudessem se desenvolver, independente de receberam royalties ou não.
“Eu, quando era deputado, criei um Fundo de Desenvolvimento Regional. Essa coisa é uma coisa, dar royalties é outra. Não adianta se esconder, não querendo dar dinheiro para São Gonçalo, se escondendo atrás de um fundo regional. Esse fundo regional é para que a região inteira cresça planejando junto. O dinheiro de São Gonçalo é o dinheiro para a Prefeitura de São Gonçalo melhorar diretamente a vida do povo de São Gonçalo”, afirmou Quaquá, que completou:
“Eu não sou olho grande. Aliás, o velho ditado é quem tem olho grande não entra na China. Nós de Maricá queremos dar uma parte dos nossos royalties para São Gonçalo. Não venham com conversa fiada. Se não quer dar dinheiro, é melhor falar logo”, alfinetou o prefeito.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/quaqua-reafirma-posicionamento-e-acirra-discussao-sobre-distribuicao-dos-royalties/