
Durante evento no Palácio do Planalto nesta terça-feira (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez duras críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em um discurso marcado por ironias e recados diretos. Sem mencionar Bolsonaro nominalmente em todos os trechos, Lula ironizou a postura do ex-mandatário diante das investigações sobre os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e rebateu, com veemência, a defesa da anistia aos envolvidos.
“Jamais vou pedir anistia antes de ser condenado. Quem é frouxo não deveria fazer bobagem. Quem não tem coragem não deveria fazer bobagem. Quem não mede as consequências não deveria fazer bobagem. Este país está precisando de um pouco de seriedade”, afirmou o presidente.
Sem citar nomes, Lula alfineta Bolsonaro e aliados: “Quem é frouxo não deveria fazer bobagem” pic.twitter.com/o246sw7qkk
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) July 1, 2025
Lula também atacou indiretamente a prática comum no bolsonarismo de pedir transferências via Pix a apoiadores para custear despesas jurídicas e pessoais. “Nunca vou pedir para vocês fazerem um Pix para mim. Guarde seu dinheiro para pagar para os seus funcionários, eu não quero Pix”, disse, provocando risos e aplausos da plateia.
As declarações de Lula ocorrem poucos dias após Bolsonaro liderar mais um ato político na Avenida Paulista, em São Paulo. Segundo levantamento do Monitor do Debate Político do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), vinculado à USP, o evento reuniu cerca de 12 mil pessoas. Com o mote “Justiça Já”, o ex-presidente buscou angariar apoio popular em meio à crescente pressão judicial, especialmente com a proximidade do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que pode culminar em sua condenação por tentativa de golpe de Estado.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/quem-e-frouxo-nao-deveria-fazer-bobagem-lula-critica-bolsonaro-por-pedir-anistia-antes-de-ser-condenado-veja-video/