
O vereador Rafael Satiê (PL) quer criar na Câmara do Rio o Diploma Charlie Kirk de Liderança e Defesa dos Valores Conservadores e Republicanos, honraria que leva o nome do influenciador trumpista assassinado na última quarta-feira (10). O parlamentar apresentou na segunda-feira (15) um projeto de resolução que cria a homenagem que deve ser concedida a cidadãos e instituições alinhados na “defesa da família, da fé, da liberdade de expressão, do patriotismo, da ética e da soberania popular”.
Segundo o texto, cada vereador poderá indicar até cinco nomes por sessão legislativa, e a honraria poderá ser cassada em caso de condenação por atos que atentem contra a ordem democrática ou os valores conservadores.
Na justificativa, Satiê classifica a criação do diploma como um “marco na valorização da liderança conservadora e republicana”. “Não se trata apenas de homenagear nomes. É um recado de que o Rio valoriza e reconhece quem coloca a liberdade, a fé e a família acima do ódio e da perseguição”, defende.
Se o projeto vai passar ou não pela gigantesca base do prefeito, fica garantido o debate acalorado em plenário com a ala mais progressista da Casa. Recentemente, os aliados de Paes têm atropelado a oposição na rejeição e na aprovação de projetos, como o que aumenta a taxa de iluminação pública, já sancionado e que deve começar a valer ano que vem.
Trumpista assassinado durante debate
Charlie Kirk, de 31 anos, fundador da organização conservadora Turning Point nos Estados Unidos e aliado próximo de Donald Trump, foi assassinado na semana passada durante um debate universitário em Utah. O influenciador foi baleado enquanto discursava em um palco. Ele chegou a ser levado para o hospital mais próximo, mas não resistiu.
O suspeito de efetuar o disparo foi preso no mesmo dia. Segundo a investigação, o ataque foi direcionado, e autoridades chegaram a defender que trata-se de um assassinato político. Kirk era considerado uma das principais vozes do conservadorismo estadunidense.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/rafael-satie-pl-quer-criar-diploma-charlie-kirk-na-camara-do-rio-em-homenagem-a-aliado-de-trump-morto-em-atentado/