24 de novembro de 2024
Rebelião em Vassouras. Petistas abandonam executiva do partido por discordarem
Compartilhe:

Cinco dos seis integrantes da Comissão Executiva do PT em Vassouras renunciaram aos cargos, por causa do apoio da Frente Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, à candidatura a prefeito do vereador Kiko Brando (Solidariedade). Entre eles está o presidente do Diretório Municipal, João Henrique Barbosa. Pelo menos três deles devem deixar o PT.

Em carta aberta divulgada na sexta-feira, 2, os petistas criticaram a decisão da Frente de marcar convenção para a tarde deste domingo, 4, para formalizar o apoio a Kiko Brando. A convenção será conjunta com a do Solidariedade e do União Brasil, que formam a coligação de apoio a Kiko.

“Durante todo o nosso esforço para construir uma candidatura alternativa, não conseguimos conversar nem com PV, nem com PCdoB”, afirmam os petistas na carta. Eles acusam o PV e o PCdoB de terem sido criados no município “artificialmente, apenas para dar densidade ao projeto de poder do vereador Kiko Brando”.

A renúncia do grupo já foi comunicada à direção estadual do PT. Apenas a secretária de Finanças e Planejamento permaneceu no cargo. A Frente Brasil da Esperança em Vassouras é presidida pelo PV.

A crise entre os partidos da Frente na cidade vinha se arrastando há vários meses. Em junho o Agenda do Poder já havia mostrado a insatisfação da Executiva Municipal do PT com a possibilidade de apoio a candidatura do vereador,. Em nota divulgada na época eles afirmaram que Kiko Brando sempre defendeu causas contrárias às defendidas pelos petistas.

A disputa em Vassouras está praticamente polarizada entre Kiko Brando e Rosi Silva (PP), candidata do prefeito Severino Dias. A conveção que homologou a candidatura de Rosi foi neste sábado, 3. A aliança é formada por PP, PL e PSD.

Kiko vinha tentando atrair para seu lado outros dois pré-candidatos de oposição: Zé Alencar (MDB) e Victor Setaro (Agir). Alencar porém já homologou sua candidatura no último dia 27. O ex-vereador Geraldo da Silva, o Geraldão, será o vice. Na convenção do Solidariedade, na tarde deste domingo, 4, a vaga de vice deve ficar em aberto aguardando as negociações.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/rebeliao-em-vassouras-petistas-abandonam-executiva-do-partido-por-discordarem-de-apoio-a-prefeito-do-solidariedade/