A Receita Federal negou nesta segunda-feira (5) que os medalhistas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Paris terão que pagar impostos ao ingressarem no Brasil com as respectivas medalhas.
A Receita divulga nota depois que diversos parlamentares de direita disseminaram uma fakenews dizendo que os medalhistas seriam taxados.
Um deles foi o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que divulgou um vídeo sugerindo que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fosse taxar os medalhistas. Na publicação, nas redes sociais, Flávio Bolsonaro afirmou que o governo federal iria arrecadar R$ 310 mil com a taxação das medalhas.
“Taxxad não tem limites. Quando a gente pensa que já viu de tudo, que ele já fez de tudo, ele se supera novamente. Até ser herói no Brasil custa caro. Que loucura!”, afirmou o senador.
A Receita Federal desmentiu a informação, e garantiu que não há tributação de troféus e outros objetos comemorativos conquistados em competições esportivas.
“As medalhas olímpicas, bem como troféus e quaisquer outros objetos comemorativos recebidos em evento esportivo oficial realizado no exterior, estão isentas de impostos federais. Isso significa dizer que o atleta medalhista que desembarcar no país trazendo consigo, em sua bagagem, medalha olímpica, não estará sujeito à tributação deste bem”, enfatizou o órgão.
Ainda no comunicado, a Receita afirmou que os atletas poderão ingressar no país com as medalhas sem enfrentar burocracia.
“A Receita Federal garante que entrar no país com a medalha olímpica é um processo rápido e fácil, sem burocracia. Os campeões brasileiros podem ficar tranquilos. Todos serão recebidos com admiração e aplausos”, destacou a Receita, em outro trecho do comunicado.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/receita-federal-desmente-fake-news-de-que-atletas-serao-taxados-por-medalhas-conquistadas-em-paris/