4 de abril de 2025
‘Rei do Lixo’ volta a sr alvo de operação da
Compartilhe:

O empresário José Marcos Moura, conhecido como “Rei do Lixo”, é um dos alvos da 3ª fase da Operação Overclean, da Polícia Federal (PF) com o objetivo de desarticular organização criminosa suspeita de atuar em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro. Outro alvo da operação, de acordo com a TV Bahia é o secretário de Educação de Belo Horizonte (MG), Bruno Barral. Ele também foi secretário de Educação de Salvador entre setembro de 2017 e novembro de 2018.

A ação da PF está sendo realizada em conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU). Foram cumpridos mandados judiciais, nas cidades de Salvador (BA), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Aracaju (SE). São 16 mandados de busca e apreensão e uma ordem de afastamento cautelar de um servidor público de suas funções, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A organização criminosa suspeita de promover desvios milionários em recursos públicos “atua de forma sistemática e coordenada pelo menos desde 2021”, conforme descrito na decisão judicial que determinou a prisão preventiva dos investigados. O grupo teria movimentado aproximadamente R$ 1,4 bilhão. Parte desse montante é proveniente de emendas parlamentares e contratos firmados com órgãos públicos apenas em 2024.

Inicialmente, o desvio ocorria por meio de contratos superfaturados firmados com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Os crimes apurados incluem corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos e lavagem de dinheiro.

Com informações do G1

Fonte: https://agendadopoder.com.br/rei-do-lixo-volta-a-sr-alvo-de-operacao-da-pf-sobre-desvio-de-emendas-parlamentares/