30 de março de 2025
Repórter esportivo e ex-vereador, Álvaro Damião herda a prefeitura de
Compartilhe:

Com a morte do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), quem comandará a gestão até o final de 2028 é o vice-prefeito, Álvaro Damião (União Brasil). Damião já estava à frente da prefeitura desde janeiro, quando Fuad se licenciou para tratar uma pneumonia. O prefeito, que veio à óbito hoje, não chegou a retomar o posto.

Aos 54 anos, este é o primeiro cargo de Álvaro Damião no Executivo. Ele ganhou projeção enquanto jornalista esportivo da rádio Itatiaia e da TV Alterosa, afiliada ao SBT.

Natural da capital mineira, ele cresceu no bairro de Concórdia, um dos mais antigos da cidade e é o filho caçula de uma família de oito irmãos. Sua mãe era faxineira e seu pai, policial militar.

A primeira eleição que concorreu foi a de 2016, quando foi eleito vereador de Belo Horizonte. Por dois mandatos, esteve na Câmara Municipal. Ele chegou a tentar ser deputado federal em 2018 e 2022, mas não obteve votos suficientes, ocupando o posto de suplente.

No ano passado, por um acordo entre seu partido, o União Brasil, e o de Fuad, o PSD, angariou a posição de vice na chapa à prefeitura.

Após a eleição, ficou definido que Damião seria o responsável pela articulação política com os vereadores, assumindo assim a Secretaria Municipal de Governo. Sua postura durante a escolha da nova Mesa Diretora, contudo, gerou rusgas com o Legislativo.

Mesmo após Fuad ter batido o martelo de que não se envolveria, Damião insistiu em lançar candidato, o líder do governo Bruno Miranda (PDT). Como resultado, a prefeitura somou uma derrota contra o grupo de um importante cacique mineiro, o secretário estadual da Casa Civil, Marcelo Aro (PP).

Nos bastidores, a avaliação é de que, lançar Miranda contra o eleito, Professor Juliano Lopes (Podemos), teria sido uma demonstração desnecessária de fraqueza. Mesmo há dois meses no cargo, ainda soma rusgas com aliados de Fuad.

Fuad Noman estava internado no hospital particular Mater Dei, em Belo Horizonte, desde o dia três de janeiro, quando apresentou um quadro grave de insuficiência respiratória. Ao longo dos quase três meses hospitalizado, chegou a deixar a UTI, e passar períodos sem ventilação mecânica, mas na noite desta terça-feira, sofreu uma parada cardiorespiratória e precisou ser reanimado.

Com informações de O Globo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/reporter-esportivo-e-ex-vereador-alvaro-damiao-herda-a-prefeitura-de-bh-como-vice-de-fuad/