21 de setembro de 2024
Compartilhe:

Inconformado com o que classifica de morosidade da Justiça, o diretório do partido Republicanos em Mangaratiba entrou com um pedido para que o Ministério Público Eleitoral avalie o recurso movido pelo ex-prefeito Aarão de Moura (PP) contra decisão de primeira instância em que ele e outros quatro réus foram condenados por improbidade administrativa. O pleito de Aarão, que almeja se candidatar a prefeito nas eleições deste ano, deveria ter sido apreciado no início de março, mas até agora continua parado.

A batalha judicial se arrasta há anos. Nela, o ex-prefeito foi considerado culpado por realizar 82 compras consecutivas de material de construção num mesmo estabelecimento comercial, sem licitação, entre os anos de 2005 e 2009, quando estava no poder. O Republicanos, que tem na figura do deputado estadual Luiz Cláudio Ribeiro seu pré-candidato à prefeitura, avalia que a morosidade na análise do recurso pode tumultuar o processo eleitoral em Mangaratiba. Sem querer entrar no mérito da questão, o deputado diz torcer para um desfecho o mais rapidamente possível.

“Mangaratiba já sofreu muito com esses processos na Justiça que acabam cassando mandatos de pessoas que estavam à frente do governo. A população, o eleitor, não aguentam mais isso. Só quero que a Justiça dê um basta logo nessa situação toda, pois temos uma eleição que se avizinha”, diz o deputado Luiz Cláudio Ribeiro.

Segundo o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Aarão, quando prefeito, cometeu ato doloso de improbidade. Se ficarem comprovados danos ao erário e enriquecimento ilícito dos sócios da empresa, Aarão ficará impedido de concorrer este ano. Ele está fora da vida pública desde 2010. O recurso impetrado por seus advogados, e que o Republicanos afirma ser meramente protelatório, será avaliado pelo desembargador Rogério de Oliveira Souza. Para o MP, “as compras não foram precedidas de qualquer formalidade, como prévia consulta de preços, bem como inexistiu qualquer motivação razoável a justificar as compras sucessivas por cinco anos consecutivos em uma única loja de materiais de construção”.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/republicanos-aciona-o-mp-para-que-justica-resolva-se-ex-prefeito-aarao-moura-pode-ou-nao-se-candidatar-em-mangaratiba/