22 de novembro de 2024
Reunião da Executiva Nacional do PT foi marcada por críticas
Compartilhe:

A reunião da executiva nacional do PT na tarde desta segunda-feira (28) para debater o resultado da eleição municipal foi marcada por críticas à atuação de dois ministros do partido. A presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, afirmou que falta aos titulares das pastas fazerem a disputa política.

O deputado Jilmar Tatto (SP), secretário de comunicação do PT, ironizou a frase dita pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e disse que há risco para a eleição presidencial daqui a dois anos.

— Se ficou na zona do rebaixamento, tem ministro que está jogando na várzea e isso é perigoso pensando em 2026.

Padilha havia afirmado que “desde 2016, o PT entrou no fim da tabela do Z4 (últimos colocados na classificação que são rebaixados) das eleições municipais”.

Para Tatto, houve ministros que fizeram gestos erráticos, como posar para fotos com adversários do PT em algumas cidades.

O deputado também entende que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma sinalização contraditória com o perfil de seu governo ao levar o partido a apoiar o candidato do PSOL, Guilherme Boulos, em São Paulo.

— O Lula ganha a eleição numa frente ampla e monta um governo trazendo pessoas e partidos que não o apoiaram. Quando sinaliza que a candidatura na principal cidade do país é do PSOL, ninguém entende. Nada contra a figura do Boulos. É que sinaliza para todas as cidades que a nossa aliança é com a esquerda. E aí a gente perde a eleição e não sabe por quê. A nossa sinalização deveria ser para o centro.

De acordo com participantes da reunião, as críticas ao governo foram endossadas por outros deputados que fizeram falas. Gleisi afirmou que faltam aos ministros terem uma atuação mais incisiva na defesa dos programas do governo.

— Quem faz disputa no governo do presidente Lula é ele quando fala dos programas, quando defende o que está fazendo. Eu vejo pouca participação dos ministros para falar disso, inclusive dos seus projetos na área. Mas essa disputa política, esclarecendo a sociedade o porquê do programa, é muito importante.

Com informações de O Globo.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/reuniao-da-executiva-nacional-do-pt-foi-marcada-por-criticas-a-ministros-aliados-e-candidaturas-municipais/