3 de abril de 2025
Revista Veja lança Tarcísio à presidência como ‘Plano T’, em
Compartilhe:

Brasil 247 – A revista Veja lançou o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apoiado pelas elites e pelo mercado finnaceiro, como o candidato da direita nas eleições presidenciais de 2026. Em uma longa matéria de capa intitulada “O Plano T”, o semanário destaca que a “possível condenação de Jair Bolsonaro (PL) e impopularidade de Lula [presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)] ampliam articulações para que governador paulista se lance na disputa de 2026”.

Segundo a reportagem, Lula enfrenta um desgaste acelerado e acumula uma reprovação acima de 60% nos principais colégios eleitorais do país, inclusive em redutos tradicionais do PT. O cenário levanta especulações sobre uma possível desistência do presidente da disputa pela reeleição em 2026.

Já Bolsonaro, impedido de concorrer por estar inelegível, pode enfrentar até 40 anos de prisão caso seja condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo que investiga sua suposta tentativa de golpe. Diante desse quadro, a direita já busca alternativas para a próxima corrida presidencial.

Nesta linha, a publicação da Editora Abril sustenta que “o nome que desponta com maior força entre os aliados de Bolsonaro é o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas” e que “os preparativos desses caciques para o plano presidencial do governador estão em curso e envolvem dirigentes de siglas como Republicanos, PP e União Brasil, que comandam ministérios no governo petista. Eles acreditam que — se a conjuntura não mudar e Bolsonaro não superar seus obstáculos na Justiça — receberão o aval do ex-presidente para levar o projeto adiante”.

A maior barreira para o plano Tarcísio, no entanto, é o próprio Bolsonaro. O ex-mandatário resiste a apoiar outro nome e insiste em se manter no jogo político, mesmo inelegível. Bolsonaro avalia que um eventual candidato indicado por ele teria cerca de 30% dos votos de partida, mas também herdaria sua rejeição, o que poderia comprometer a viabilidade da campanha. Os filhos do ex-mandatário e sua esposa, Michelle Bolsonaro, também são cogitados como alternativas. Uma pesquisa do instituto Paraná Pesquisas aponta que Michelle venceria Lula em um embate direto, mas sua rejeição é superior à de Tarcísio.

Nesta sexta-feira (7), uma pesquisa da AtlasIntel aponta que o presidente Lula (PT) lidera as intenções de voto em dois cenários de primeiro turno para a eleição presidencial de 2026. No entanto, em um possível segundo turno contra Tarcísio de Freitas (Republicanos), há um empate técnico entre os dois. No cenário de primeiro turno em que Tarcísio de Freitas aparece como candidato, Lula tem 41,6% das intenções de voto, enquanto o governador paulista registra 32,3%.

Em um cenário de segundo turno, Lula enfrenta um empate técnico com Tarcísio de Freitas e com Jair Bolsonaro, que está inelegível. Lula aparece com 47% contra 49% de Tarcísio, enquanto contra Jair Bolsonaro (PL), Lula tem 48% contra 49% do ex-mandatário. A margem de erro de um ponto percentual faz com que as disputas fiquem indefinidas.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/revista-veja-lanca-tarcisio-a-presidencia-como-plano-t-em-edicao-que-circula-no-final-de-semana/