5 de agosto de 2025
vereador Ricardo Netuno vai enfrentar mar revolto na Câmara de
Compartilhe:

Pode custar muito cara a participação do vereador de Maricá, Ricardo Netuno (PL), no ato em favor do ex-presidente Jair Bolsonaro realizados no domingo (3), em Copacabana.  Será apresentado e colocado em pauta na quarta-feira (6), na Câmara Municipal, o pedido de cassação do mandato do parlamentar.   

A alegação é de que Netuno teria cometido atos de ataque à democracia e à soberania nacional durante a manifestação em favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que pedia ainda o impeachment do presidente Lula e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

A representação, feita pelo vereador Luiz Felipe Santos de Oliveira (Hadesh), líder do governo na Casa, foi aceita pela Mesa Diretora. O documento se baseia nos termos do art. 15, da Resolução nº 378, de 06/12/2004, que instituiu o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Maricá. Com isso, na quarta-feira será feita a leitura e apresentação em Plenário, devendo ser concedido a Ricardo Netuno prazo para manifestação de sua defesa na forma regimental.  

Após esse rito, o plenário vai deliberar e decidir se aceita ou rejeita o a abertura do processo de cassação, que, caso aprovado, será encaminhado à Comissão de Ética da Câmara.

Ataques a Alexandre de Moraes

Ricardo Netuno fez questão de registrar em suas redes sociais sua participação no ato em Copacabana. Em uma das postagens, o parlamentar afirmou que não aceitaria “um ditador de toga pisando na Constituição e censurando nossos direitos”.

Em outra publicação, o vereador disse que era hora de “se unir e lutar”.

“O futuro do nosso país está em jogo. Não dá mais pra assistir de braços cruzados enquanto destroem nossos valores, nossa liberdade e nossa pátria! É hora de levantar a cabeça, se unir e LUTAR! O Brasil não pertence a corruptos, a vagabundos de terno nem a quem quer calar a voz do povo! VAMOS REAGIR, BRASIL! Chega de silêncio, chega de omissão! O Brasil é nosso e vamos RESGATAR essa nação!”, escreveu.

Netuno não terá um mar calmo pela frente para tentar reverter a situação. Muito pelo contrário. A previsão é de que o vereador tenha que navegar por mares bem revoltos, já que a maioria dos vereadores da Câmara de Maricá é da base governista capitaneada pelo timoneiro Washington Quaquá (PT), prefeito da cidade.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/risco-de-cassacao-vereador-ricardo-netuno-vai-enfrentar-mar-revolto-na-camara-de-marica/