22 de fevereiro de 2025
Roda de samba promovida por Quaquá ‘estica’ aniversário do PT
Compartilhe:

Uma roda de samba com o músico Moacyr Luz, organizada na noite desta sexta-feira por Washington Quaquá, vice-presidente nacional do PT, “estica” a celebração pelos 45 anos da sigla, comemorados no Rio de Janeiro. Além de lideranças do partido, o encontro contou com a presença de Eduardo Cavaliere, vice-prefeito da capital carioca, no bar Velho Adônis, em Benfica, na Zona Norte.

Entre os participantes, estavam Humberto Costa (senador por Pernambuco), José Guimarães (líder do governo na Câmara), Jilmar Tatto (secretário nacional de Comunicação do PT), Romênio Pereira (secretário de Relações Internacionais do PT), Reginaldo Lopes (ex-líder do PT na Câmara e deputado federal por Minas Gerais) e Alencar Santana (líder do PT na Câmara).

O evento de aniversário do partido começou nesta sexta-feira na Zona Portuária do Rio. A decisão sobre quem será o próximo presidente da sigla promete embalar o encontro, que contará neste sábado com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A agenda “paralela” organizada por Quaquá ocorre em meio ao embate do vice-presidente do PT com a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e é visto nos bastidores como uma tentativa de demonstrar força interna. Prefeito de Maricá (RJ), Quaquá diz ter encontrado indícios de que a correligionária foi responsável pela indicação de um suposto funcionário fantasma no município durante a gestão passada. Ele denunciou Anielle, que nega qualquer irregularidade, ao Conselho de Ética do PT.

O episódio representa um novo capítulo no confronto entre os dois petistas. Em janeiro, Anielle também afirmou que denunciaria Quaquá à mesma Comissão de Ética do partido por declarações do prefeito a respeito do assassinato de sua irmã, a vereadora Marielle Franco.

Presidência do PT

Petistas ouvidos pelo GLOBO depositam esperança de que o discurso de Lula neste sábado vai redirecionar os debates internos da sigla. São esperados dois anúncios: uma declaração de apoio à candidatura do ex-prefeito de Araraquara (SP) Edinho Silva na corrida pela presidência da sigla e a confirmação de que a reforma ministerial colocará a atual ocupante do posto, Gleisi Hoffmann, na Esplanada dos Ministérios.

Apesar de contar com a bênção de Lula, Edinho não é um consenso. Aliados de Gleisi e do secretário de comunicação da legenda, o deputado federal Jilmar Tatto (RS), defendem outros nomes, como o líder do governo na Câmara, José Guimarães (CE), ou o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto.

Outro ponto de tensão gira em torno da tesoureira da sigla, Gleide Oliveira, que deseja manter seu cargo na próxima direção, algo que Edinho não apoiaria. Gleide é uma importante articuladora do partido em Minas e uma das principais responsáveis pela indicação de Macaé Evaristo ao Ministério da Igualdade Racial.

Com informações de reportagem de O Globo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/roda-de-samba-promovida-por-quaqua-estica-aniversario-do-pt-com-a-presenca-de-ministro-senador-e-deputados/