O presidente Lula (PT) provocou controvérsia ao fazer uma declaração sobre o crescimento de casos de violência contra mulheres após jogos. Durante um evento com empresários do setor alimentício no Palácio do Planalto nesta terça-feira (16), Lula disse que condena a violência doméstica, mas, “se o cara for corintiano, tudo bem”. A fala veio no contexto de uma crítica à violência doméstica e elogios à presença de mulheres no evento.
“Hoje eu fiquei sabendo uma notícia triste. Tem pesquisa, Haddad, que mostra que depois de um jogo de futebol aumenta a violência contra a mulher. Inacreditável. Se o cara é corintiano, tudo bem, como eu. Mas eu não fico nervoso quando perde, eu lamento profundamente”, afirmou.
Lula disse que estava satisfeito com a participação feminina no encontro, observando que a primeira-dama, Janja, frequentemente o cobra por uma maior inclusão de mulheres nos espaços de poder. Contudo, sua tentativa de humor ao mencionar a torcida pelo Corinthians, seu time de futebol, foi mal recebida.
A declaração gerou preocupação entre aliados e críticas da oposição, que já estavam atentos às recentes gafes do presidente. Lula é conhecido por criticar a violência doméstica; em abril, ele afirmou que “mulher não foi feita para apanhar”. Nesta terça-feira (21), Lula sancionou uma lei que garante o sigilo do nome da vítima em processos de violência doméstica e familiar.
Com informações da Folha de S.Paulo
Fonte: https://agendadopoder.com.br/se-o-cara-e-corintiano-tudo-bem-declaracao-de-lula-sobre-violencia-contra-mulheres-apos-jogos-causa-polemica/