15 de abril de 2025
Segurança, saúde e transporte: Cláudio Castro busca parcerias nos Emirados
Compartilhe:

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), inicia, nesta segunda-feira (14), uma missão oficial aos Emirados Árabes Unidos e à China, com o objetivo de atrair investimentos e firmar parcerias nas áreas de segurança pública, saúde, infraestrutura, mobilidade urbana e tecnologia. A comitiva terá uma série de encontros estratégicos com empresas e autoridades dos dois países, ao longo dos próximos dias.

A primeira etapa da viagem ocorre em Dubai, onde Castro participa do evento promovido pelo Lide – Grupo de Líderes Empresariais –, onde apresentará a empresários e investidores árabes as potencialidades econômicas do estado. Em um dos painéis, o governador discutirá o papel do turismo e do setor imobiliário como motores de crescimento para a economia fluminense.

Na sequência, a delegação segue para a China, com agendas em quatro cidades. Em Pequim, Cláudio Castro se reúne com o prefeito local e representantes do Conselho Chinês para Promoção de Investimentos Internacionais, que congrega instituições voltadas a setores de petróleo, gás, energia e mobilidade. Ainda na capital chinesa, ele visita a empresa CIRC, especializada no uso de tecnologia nuclear na área da saúde, com foco em tratamentos oncológicos.

Outro compromisso em Pequim é a visita à fábrica da Foton Motor, voltada para veículos elétricos. A agenda na China segue em Hangzhou, onde estão programados encontros com executivos da Hikvision e da Dahua, duas gigantes do setor de tecnologia em segurança pública, além de uma reunião com o governador da província de Zhejiang. A delegação também se encontra com representantes da Hoymiles, empresa voltada à eficiência energética para geração de água.

Em Xangai, última etapa da missão, Castro participa de reuniões com o prefeito da cidade — considerada um dos principais centros financeiros do mundo — e do evento promovido pelo jornal Valor Econômico, que tem como foco o fortalecimento das relações comerciais entre o Brasil e a China. A empresa Huawei também apresentará à comitiva soluções tecnológicas para modernização da segurança pública no estado do Rio.

A missão oficial se encerra no dia 23 de abril e, segundo o governo estadual, tem como objetivo consolidar o Rio de Janeiro como destino confiável para investimentos estrangeiros em áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social.

Saulo Andrade

Jornalista

Fonte: https://agendadopoder.com.br/seguranca-saude-e-transporte-claudio-castro-busca-parcerias-nos-emirados-arabes-e-china/