
Um grupo de manifestantes realizou um protesto na manhã desta terça-feira (2/9) no Distrito Federal pedindo a responsabilização do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. A mobilização ocorreu na subida do Jardim Botânico, pouco depois da Ponte JK, chamando a atenção de motoristas que passavam pelo local. As informações são do portal Metrópoles.
O destaque da manifestação foi um boneco inflável gigante de Bolsonaro, erguido ao lado de uma faixa com os dizeres: “Sem anistia para golpistas”. A cena se tornou um símbolo da cobrança feita pelos participantes, que defendem a punição dos acusados como medida essencial para preservar o regime democrático.
“O que está em jogo é a democracia”
De acordo com os organizadores, integrantes do Comitê de Luta do Jardim Botânico, o ato buscou “dar visibilidade à demanda popular por justiça e pelo fim da impunidade em relação aos atos golpistas”.
“O que está em jogo é a democracia brasileira. Não podemos aceitar que os responsáveis pelos ataques às instituições fiquem impunes”, declarou um representante do comitê.
A manifestação também reforçou a rejeição às propostas de anistia que vêm sendo defendidas por aliados de Bolsonaro no Congresso. Para os manifestantes, qualquer concessão de perdão colocaria em risco a credibilidade das instituições e abriria precedentes perigosos para novas ameaças à ordem constitucional.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/sem-anistia-manifestantes-de-brasilia-erguem-boneco-de-bolsonaro-em-protesto-e-pedem-punicao-para-golpistas/