
O ex-presidente Jair Bolsonaro divulgou nesta terça-feira (15) vídeo em que aparece andando, ajudado por uma enfermeira, no hospital DF Star, em Brasília. Ele permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital DF Star, em Brasília, em recuperação de uma cirurgia abdominal realizada no último domingo. De acordo com boletim médico divulgado nesta terça-feira (15), Bolsonaro apresenta “estabilidade clínica, sem dor, sangramentos ou outras intercorrências”. A reportagem é da CNN Brasil.
A equipe médica informou que o paciente está sendo submetido a fisioterapia motora e respiratória, e que ainda não há previsão de alta da UTI. Por orientação médica, continuam suspensas as visitas, restritas apenas a familiares e profissionais de saúde.
– Sem desistir! Vamos adiante, Brasil!
– 15.04.2025
– Jair Bolsonaro pic.twitter.com/PGaLsj82vY— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 15, 2025
Nas redes sociais, Bolsonaro compartilhou o vídeo em que aparece caminhando lentamente pelos corredores do hospital, acompanhado por membros da equipe de enfermagem. Mais cedo, em publicação no X (antigo Twitter), o ex-presidente escreveu: “Permaneço concentrado no processo de recuperação, que, pelo que entendo, foi o procedimento mais invasivo que aconteceu”.
Ele também agradeceu aos aliados que têm respeitado a recomendação da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que pediu a suspensão de visitas. “Isso é essencial para evitar conversas e estímulos que possam causar dilatação e até mesmo descolamento da parede abdominal — riscos que precisam ser evitados com máxima cautela frente ao enfrentado na sala de cirurgia”, declarou.
Cirurgia de grande porte
A cirurgia pela qual Bolsonaro passou teve duração de mais de 12 horas e foi considerada de grande porte. Segundo os médicos, o procedimento teve como objetivo desobstruir parte do intestino, desfazendo aderências que dificultavam o trânsito intestinal, além de reconstruir a parede abdominal — região afetada por múltiplas intervenções cirúrgicas desde o atentado a faca sofrido por ele durante a campanha eleitoral de 2018.
O procedimento realizado foi uma laparotomia exploradora, que consiste na abertura do abdômen para avaliação e correção de problemas nos órgãos internos. No caso do ex-presidente, foi constatada uma dobra no intestino delgado que causava a obstrução.
Até esta terça-feira, Bolsonaro segue sendo alimentado por via intravenosa e apresenta resposta positiva à recuperação. Na segunda-feira, ele conseguiu sentar-se no leito e dar alguns passos com auxílio da equipe médica.
Histórico de complicações
Esta foi a sexta cirurgia realizada na região abdominal de Bolsonaro desde o ataque em Juiz de Fora (MG), ocorrido em setembro de 2018. O atentado, praticado com uma faca, causou graves lesões no trato digestivo do então candidato à presidência da República, resultando em múltiplas internações e procedimentos ao longo dos anos.
O episódio mais recente teve início na sexta-feira passada, quando Bolsonaro passou mal durante uma agenda no Rio Grande do Norte. Após apresentar sintomas de obstrução intestinal, ele foi transferido no sábado para o DF Star, onde se submeteu à cirurgia emergencial.
A previsão dos médicos é de que a internação dure ao menos duas semanas, a depender da evolução do quadro clínico e da resposta aos tratamentos fisioterapêuticos. Até o momento, a equipe do hospital não divulgou uma data estimada para a transferência da UTI para o quarto.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/sem-previsao-de-alta-apos-cirurgia-bolsonaro-divulga-video-andando-no-hospital/