
O governador Ratinho Junior (PSD) ainda não definiu quem indicará para tentar sucedê-lo nas eleições de 2026. Há vários pretendentes nessa lista, mas ninguém com o aval dele. Enquanto isso, Requião Filho (PDT), um dos principais representantes da esquerda no Paraná, avança sobre os nomes do grupo político do governador.
Requião Filho é deputado estadual e filho do ex-governador Roberto Requião. Em julho deste ano, ambos se filiaram ao PDT em um movimento para tentar reduzir a influência do PT no campo progressista no estado. O deputado foi à Justiça para conseguir a desfiliação do partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já o pai dele havia deixado a sigla no ano passado e passou pelo nanico Mobiliza antes de se filiar ao PDT.
Essa movimentação tem se mostrado benéfica para Requião Filho, que carrega o nome do pai como legado e também se livra da alta rejeição ao PT no Paraná. E isso tem respingado sobre o maior grupo político do estado, liderado pelo governador Ratinho Junior.
Na pesquisa da Futura/Apex, divulgada nesta sexta-feira (17), o senador Sergio Moro (União Brasil) desponta como o principal candidato ao Palácio Iguaçu — sede do governo estadual — em 2026. E ele tem exatamente Requião Filho como seu principal concorrente, mesmo que com boa vantagem.
Por sua vez, o deputado estadual abre diferença sobre os representantes do PSD e postulantes a levar o espólio de Ratinho Junior para as urnas no ano que vem. Nos cenários estimulados — quando os nomes são apresentados para escolha dos entrevistados —, Requião Filho aparece à frente de Guto Silva (PSD), Alexandre Curi (PSD), Rafael Greca (PSD) e Darci Piana (PSD). Nos cenários sem Moro, Requião Filho assume a liderança, empatado tecnicamente com o deputado federal e ex-governador Beto Richa (PSDB).
VEJA TAMBÉM:
-
Moro lidera intenções de voto para governo do Paraná em 2026; veja 10 cenários de segundo turno
Nos cenários de segundo turno, Requião Filho cresceu de julho para outubro
Nas simulações de segundo turno, ele é o mais competitivo contra Sergio Moro — 33,1% contra 55,6%. Quando o senador não entra na disputa, Requião Filho vence Alexandre Curi, Darci Piana e Guto Silva. Nos embates contra Rafael Greca e Beto Richa, ele fica numericamente à frente, mas empatado tecnicamente — 37,6% contra 32,1% e 33,3% contra 28,5%, respectivamente.
A pesquisa da Futura/Apex também fez comparações com o levantamento anterior, realizado em julho. Nos cenários de segundo turno, o deputado estadual do PDT conseguiu avançar nesse período de três meses.
Contra Sergio Moro, saiu de 28,1% para 33,1%, enquanto o senador oscilou de 55,4% para 55,6%. Na disputa com Curi, avançou de 38,7% para 42,9% ao mesmo tempo em que o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) caiu de 26,2% para 22,7%. Enfrentando Darci Piana, ele subiu de 43,3% para 48,3%, enquanto o adversário recuou de 14,5% para 10,5%. Contra Greca, Requião Filho saiu de 31,1% para 37,6%, passando à frente do adversário que tinha 42,7% e agora tem 32,1%. Na simulação com Guto Silva, ele também cresceu, de 38,6% para 43,1%, enquanto Silva oscilou de 22,0% para 18,6%.
Somente contra Beto Richa que Requão Filho não conseguiu ganhar mais terreno, oscilando de 34,1% para 33,3%, mantendo-se numericamente à frente do ex-governador, que tinha 28,6% e agora soma 28,5% no segundo turno.
- Metodologia da pesquisa citada: 800 entrevistados pela Futura/Apex entre os dias 8 e 10 de outubro de 2025. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 3,5 pontos percentuais.
Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/parana/sem-sucessor-definido-ratinho-junior-ve-esquerda-avancar-requiao-filho-2026/