
Passadas as principais votações da pauta desta terça-feira (16) — as duas primeiras —, os vereadores deixaram o plenário do Palácio Pedro Ernesto mais cedo e a sessão foi encerrada por falta de quórum. No saldo do dia, ficou a aprovação em primeira discussão do projeto que autoriza a prefeitura a contratar empréstimo de até R$ 882 milhões junto à Caixa Econômica e o adiamento da proposta que permite a construção de uma unidade da Prevent Senior em Botafogo.
O adiamento não agradou o público das galerias, que chegou a vaiar o pedido por Marcio Ribeiro (PSD). No entanto, conforme pontuou Pedro Duarte (Novo), um dos principais defensores da construção, a medida acabou sendo estratégica.
Acontece que o projeto recebeu emenda de Welington Dias (PDT), que na semana passada já havia anunciado que buscaria mudar o texto para que o direito à construção na região não ficasse somente com a Prevent Senior. O texto mexe no Plano Diretor que desde os anos 1980 impõe restrições na abertura de novos hospitais em Botafogo e Humaitá, liberando a construção para uma operadora apenas.
“Apesar de eu defender muito que a gente pudesse levar esse projeto a voto hoje, a realidade é que não temos consenso e sequer uma garantia de maioria para que seja aprovado. Se fosse à voto, poderia ser rejeitado e não poderia ser reapresentado neste ano inteiro. Entendo a frustração, mas o risco seria maior”, explicou Duarte.
Após o adiamento, alguns vereadores aproveitaram o microfone para falar sobre outros assuntos, como Poubel (PL) que criticou o empréstimo solicitado pelo Executivo. Por fim, o edil pediu verificação de quórum. Com apenas nove registrando presença, os trabalhos terminaram ali mesmo.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/sessao-plenaria-da-camara-do-rio-e-encerrada-por-falta-de-quorum-apos-votacao-de-projetos-da-prefeitura/