
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta sexta-feira (5), no Rio de Janeiro, que o Brasil pode precisar desenvolver tecnologia nuclear para fins de defesa no futuro, caso o cenário mundial siga marcado por tensões e conflitos. A declaração foi feita durante a posse de novos diretores da ANSN (Agência Nacional de Segurança Nuclear) e da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), realizada na sede da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Constituição limita uso da energia nuclear
Em seu discurso, Silveira reconheceu que o tema é polêmico, lembrando que a Constituição Federal atualmente permite o uso da tecnologia nuclear apenas para fins pacíficos, como geração de energia e aplicações na medicina. No entanto, destacou que o país precisa se preparar para eventuais mudanças no cenário geopolítico internacional.
Brasil precisa se preparar para o futuro
“Um país que é gigante pela própria natureza, que tem 11% da água doce do planeta, clima tropical, solo fértil e grandes riquezas minerais, precisa levar a questão nuclear muito a sério. No futuro, nós vamos precisar dela também para a defesa nacional”, afirmou o ministro.
Defesa nacional e papel do Congresso
Após a cerimônia, Silveira reforçou que sua fala se refere ao longo prazo e afirmou que, hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem conseguido manter a soberania do Brasil. Ainda assim, defendeu que o Congresso Nacional terá de debater a revisão da atual política nuclear do país. “Tenho absoluta certeza de que os homens públicos do país vão ter que rever a posição sobre o uso pacífico da tecnologia”, declarou.
Brasil domina a cadeia nuclear
O ministro destacou que o Brasil está entre os poucos países do mundo que dominam toda a cadeia de enriquecimento de urânio e possui uma das maiores reservas do mineral. “Temos que replanejar para utilizar essa tecnologia inclusive para fins de defesa”, concluiu Silveira.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/silveira-defende-defende-uso-da-energia-nuclear-no-brasil-para-fins-de-defesa-militar/