
A confirmação da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na noite de quinta-feira (11), provocou forte reação entre parlamentares da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Boa parte dos deputados recorreu às redes sociais para se manifestar, em mensagens que refletiram a polarização política no estado. Entre os deputados de esquerda, as postagens tiveram tom de celebração e ironia. Já os bolsonaristas adotaram um tom de indignação e solidariedade.
Renata Souza (Psol), por exemplo, publicou uma imagem de Bolsonaro atrás das grades com a palavra “CONDENADO!”, acompanhada da legenda: “Sem anistia para golpistas”. Já a também psolista Dani Monteiro usou de ironia ao associar a classificação do Vasco da Gama na Copa do Brasil, sem time de coração, ao resultado no STF. “Que dia maravilhoso! Bolsonaro condenado e Vasco classificado”, escreveu.
Verônica Lima (PT) destacou a relevância da participação feminina no julgamento. Para a parlamentar, o voto da ministra Cármen Lúcia foi um marco: “Emocionante ver o voto decisivo do julgamento mais importante da nossa história ser proferido por uma mulher”, afirmou.
Solidariedade no grupo bolsonarista
Pelo lado bolsonarista, Alan Lopes (PL) resumiu o sentimento ao escrever: “Somos todos Bolsonaro até o fim!”. O líder do governo na Alerj, Rodrigo Amorim (União Brasil), compartilhou uma montagem comparando a condenação de Bolsonaro a 27 anos pelo STF à pena de 12 anos aplicada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Lava Jato, posteriormente anulada. “Isso é Justiça?”, questionou.
Presidente da Comissão de Segurança Pública da Alerj, Márcio Gualberto demostrou total inconformismo: “São centenas de incoerências, mentiras, imoralidades, montagens, incongruências, falsificações, ilegalidades e manipulações. A maior farsa jurídica da história do Brasil jamais será esquecida”, descreveu
Condenação inédita no STF
A Primeira Turma do STF decidiu pela condenação de Bolsonaro e de outros sete aliados pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
O relator Alexandre de Moraes foi acompanhado pelos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino, enquanto Luiz Fux votou pela absolvição. É a primeira vez que um ex-presidente da República é condenado por tentativa de golpe de Estado na história do país.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/stf-condena-bolsonaro-e-parlamentares-do-rio-travam-duelo-nas-redes/