A deputada federal Taliria Petrone (Psol-RJ) defendeu nesta terça-feira (25) a descriminalização do porte de maconha no país para o uso pessoal. A parlamentar fluminense conversou com a Agenda do Poder, na Câmara dos Deputados.
Talíria afirmou que a atual política antidrogas do país tem servido para criminalizar as pessoas pobres. “A política de drogas vigente tem servido para criminalizar a favela. Para muitas vezes gerar um super encarceramento”, avaliou.
Para a deputada, o consumo de drogas deve ser tratado como um problema de saúde pública. “Temos um sistema prisional como um estado inconstitucional, tamanha as violações aos direitos humanos, que prende de forma equivocada”, disparou ela.
Talíria Petrone afirmou, ainda, que muitos jovens de periferia são presos por portarem pequenas quantidades de drogas e, que, os presídios acabam sendo aliciados por facções criminosas. “Chega no cárcere e acaba saindo alocado a uma das facções criminosas que, hoje, estão organizadas dentro do cárcere”, ponderou.
A deputada entende que o Supremo Tribunal Federal (STF) pode legislar sobre o tema, em caso de omissão do Congresso Nacional, minimizando eventual atrito entre os Poderes Legislativo e Judiciário.
O post Talíria defende descriminalização do porte de maconha e diz que “STF pode deliberar, em caso de omissão do Congresso Nacional” (vídeo) apareceu primeiro em Agenda do Poder.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/taliria-defende-descriminalizacao-do-porte-de-maconha-e-diz-que-stf-pode-deliberar-em-caso-de-omissao-do-congresso-nacional-video/