
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece como favorito na corrida pela reeleição em 2026, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira. O levantamento indica que ele tem 43% das intenções de voto, quase o dobro do segundo colocado, o vice-presidente e ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), que soma 21%.
Na terceira posição surge a deputada federal Erika Hilton (PSOL), com 8%. Também foram citados o advogado Paulo Serra (PSDB), com 3%, e o cientista político Felipe d’Avila (Novo), com 2%. Os indecisos representam 7% do eleitorado e 16% declararam que pretendem votar em branco, nulo ou que não irão votar.
Cenário eleitoral
Os números reforçam a força de Tarcísio no estado mais populoso do país, onde 56% dos entrevistados afirmaram acreditar que ele merece ser reeleito. Outros 36% discordam dessa avaliação e 8% não souberam ou não responderam.
A aprovação do governo estadual também permanece em patamar elevado: 60% dizem aprovar a gestão (eram 61% em fevereiro), enquanto 29% desaprovam (28% na rodada anterior). Outros 11% não souberam ou não quiseram responder.
Dilema político
Além de liderar a disputa estadual, Tarcísio é cotado como possível substituto de Jair Bolsonaro (PL) na eleição presidencial de 2026. A definição sobre qual cargo disputará deverá ser feita até abril do próximo ano, prazo final para a troca de domicílio eleitoral.
O desempenho na pesquisa reforça o peso de sua decisão: se por um lado aparece consolidado para tentar a reeleição em São Paulo, por outro enfrenta pressão de aliados do bolsonarismo para se lançar como alternativa nacional.
Metodologia
A pesquisa Genial/Quaest entrevistou presencialmente 1.644 eleitores paulistas entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/tarcisio-lidera-disputa-em-sp-com-43-e-abre-vantagem-sobre-alckmin-para-2026/