
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) decidiu abrir uma investigação sobre o uso de um avião da Polícia Militar pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para viajar ao Rio de Janeiro e participar de um ato de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A apuração foi motivada por uma denúncia da deputada estadual Mônica Seixas (PSOL), que acusa o governador de desvio de finalidade e uso indevido de recursos públicos.
O evento ocorreu em 16 de março, na Praia de Copacabana, onde apoiadores de Bolsonaro pediram anistia aos condenados e investigados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023. Segundo a denúncia, a aeronave deveria ser usada exclusivamente para fins operacionais e ligados à segurança pública.
O presidente do TCE-SP, Roque Citadini, afirmou que o órgão avaliará quais medidas podem ser tomadas dentro de sua competência. Em nota, o tribunal reforçou que a análise será técnica e não envolverá questões políticas ou improbidade administrativa.
A viagem de Tarcísio aconteceu em 15 de março, a bordo de um avião Beech King Air B200G, de prefixo PR-ESP, pertencente à PM paulista. No dia seguinte, ele participou do ato em Copacabana, que reuniu cerca de 18,3 mil pessoas, de acordo com levantamento do Monitor do Debate Político no Meio Digital, ligado ao Cebrap/USP e ao More in Common.
A gestão de Tarcísio alegou, em nota, que todas as viagens do governador seguem critérios de eficiência e segurança. O governo paulista afirmou ainda que está à disposição do TCE-SP para prestar esclarecimentos.
Com informações do g1
Fonte: https://agendadopoder.com.br/tce-de-sao-paulo-investigara-tarcisio-por-uso-de-aviao-da-pm-para-ir-a-rio-participar-de-ato-de-bolsonaro/