20 de setembro de 2024
Compartilhe:

O prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves (MDB), sofreu uma derrota que pode impactar na disputa eleitoral na cidade. O tribunal de Contas do Estado (TCE) rejeitou suas contas de gestão referentes a 2022, por irregularidades e improbidades. O voto do conselheiro substituto Marcelo Verdini foi aprovado por unanimidade na sessão desta quarta-feira (26). Esteves não é candidato este ano porque está no segundo mandato mas vai lançar um nome do seu grupo político. Ele já anunciou a pré-candidatura a vice de Márcia Mariotini e deve apresentar o pré-candidato a prefeito em julho.

A decisão do tribunal ocorre em plena pré-campanha. Apontada como principal opositora de Mário Esteves, a vereadora Kátia Miki (Solidariedade) já lançou sua pré-candidatura a prefeita com apoio de dois ex-prefeitos – Carlos Balthazar e Jorge Babo – e com uma coligação formada por Solidariedade, PSD, PDT e Republicanos. O ex-deputado federal Delegado Furtado também já está em pré-campanha, após ter transferido seu domicílio eleitoral para a cidade para disputar a prefeitura.

Em seu voto contra as contas o conselheiro Marcelo Verdini apontou duas irregularidades e 13 improbidades. O município, por exemplo, não pagou em 2022 integralmente a contribuição patronal e as parcelas de Acordos de Parcelamentos para o Fundo de Previdência dos Servidores. Esteves também inscreveu despesas em restos a pagar sem ter recursos em caixa para o pagamento. A decisão do TCE foi comunicada à Câmara de Vereadores, ao Ministério Público e ao Ministério da Saúde, porque o Conselho Municipal de Saúde não teria emitido parecer sobre a aplicação dos recursos destinados a ações e serviços públicos de saúde.

O post TCE rejeita contas de prefeito de Barra do Piraí; decisão pode favorecer adversários na disputa pela prefeitura apareceu primeiro em Agenda do Poder.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/tce-rejeita-contas-de-prefeito-de-barra-do-pirai-decisao-pode-favorecer-adversarios-na-disputa-pela-prefeitura/