12 de fevereiro de 2025
TCE suspende licitação do Instituto de Engenharia para implementação do
Compartilhe:

O Tribunal de Contas do Estado (TCE), acatando representação do deputado Alan Lopes (PL), suspendeu o processo de licitação do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura do Estado (IEEA), que previa a contratação de empresa para prestação de serviços de apoio técnico e gerenciamento do laboratório de estudos de tecnologia BIM (Labim-RJ), no valor de R$ 782 milhões.

O anúncio foi feito pelo próprio deputado, nesta terça-feira (10), durante sessão plenária na Alerj. A denúncia apresentada por Lopes indicava que o objeto do processo licitatório já teria sido implementado no IEEA. Ele argumentou também que o sistema de registro de preços não seria a modalidade ideal para um contrato tão volumoso, necessitando de um planejamento maior.

O conselheiro Christiano Ghuerren, não só acatou a decisão com arguiu em seu parecer que dentre os fatos geradores do potencial dano, “foram destacadas a incerteza quanto aos serviços efetivamente executados pela contratada e a impossibilidade de se efetuar uma correlação entre os pagamentos efetuados e as entregas realizadas.”

“Já havia feito essa denúncia e quero agradecer ao conselheiro por ter acatado nosso parecer. Enquanto tiver corrupção no estado estaremos combatendo com todo rigor com for necessário”, disse o deputado

Fonte: https://agendadopoder.com.br/tce-suspende-licitacao-do-instituto-de-engenharia-para-implementacao-do-sistema-bim/