23 de novembro de 2024
Tebet garante que corte de gastos não irá afetar programas
Compartilhe:

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta quarta-feira (30) que a equipe econômica tem pressa em apresentar o pacote de corte de gastos, que tem o objetivo de garantir o cumprimento das metas fiscais nos próximos anos.

A Junta de Execução Orçamentária (JEO) irá se reunir na tarde desta quarta-feira (30), no Palácio do Planalto, para discutir os últimos pontos do plano, que precisará do aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes de ser apresentado para análise do Congresso Nacional.

Em conversa com jornalistas, Tebet disse não ver problemas na votação do texto apenas no ano que vem.

“Não temos pressa na aprovação, nós temos pressa na entrega. Porque o debate democrático, saudável, nas comissões pelo Congresso Nacional se faz necessário, até para possíveis aperfeiçoamentos”, avaliou Tebet.

 A ministra do Planejamento e Orçamento garantiu que o governo não irá cortar benefícios sociais.

“Não vejo dificuldade em votar em março. O que nós precisamos é apresentar ao país um pacote consistente, autorizado, que dê conforto ao presidente da República. Deixando claro que nós não vamos tirar nenhum direito, isso foi um consenso entre o ministro Haddad e eu. Mas tem muita coisa para mexer, tem muita política pública ineficiente que pode ser remodelada, estamos falando em modernização de políticas públicas”, argumentou ela.

O presidente Lula se reuniu na noite de terça-feira (29) com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Casa Civil, Rui Costa, para discutir o plano de corte de gastos. A previsão é a de que o texto seja apresentado nos próximos dias.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/tebet-garante-que-corte-de-gastos-nao-ira-afetar-programas-sociais-mas-adverte-tem-muita-coisa-para-mexer/